Página Inicial Lista de Noticias Bombeiros do Ceará participam de Mostra de Materiais e Viaturas em Curitiba-PR
Bombeiros do Ceará participam de Mostra de Materiais e Viaturas em Curitiba-PR
Qua, 14 de Março de 2018 14:28

Bombeiros do Ceará participam de Mostra de Materiais e Viaturas em Curitiba-PR

Visando trazer inovações tecnológicas aplicadas à atividade bombeiro-militar, o tenente coronel Valdênio Goiana, o major Álder Teixeira e o major Orlando Sá, ambos da Célula de Logística do CBMCE (setor responsável pelo patrimônio da corporação) compareceram ao “Magirus Day”, na cidade de Curitiba-PR. O evento teve como público alvo os Corpos de Bombeiros Militares dos nove estados do Nordeste, além do Rio Grande do Sul, e o tema central foi a apresentação de novas viaturas e equipamentos bombeirísticos.

Duas empresas promoveram a ação: a Magirus, fabricante de veículos de combate a incêndio, especialmente em plano vertical (com destaque para as Auto Escadas Mecânicas); e a SOS SUL, que é representante da Magirus no Brasil e especializada no comércio de equipamentos para operações de resgate e salvamento.

O evento ocorreu em três etapas: inicialmente houve uma palestra, onde foram apresentadas informações sobre as empresas e abordagem teórica sobre os principais veículos comercializados, bem como as tecnologias presentes na sua construção. Especial atenção foi dada aos veículos de combate a incêndio no plano vertical, onde foi exibida uma evolução da Auto Escada Mecânica – AEM M42L-AS, dotada de braço articulável e alcance de 42 metros.

A mostra de novos equipamentos foi o outro foco desta etapa. Um exemplo disto foi a abordagem realizada sobre o MAGIRUS AIRCORE, um super robô para combate a incêndio, composto por turbina montada sobre um veículo de esteiras, remotamente controlado ou sobre um chassi convencional. O AIRCORE faz a nebulização da água através de partículas muito pequenas e também muito eficaz com o uso de espuma. Tem fácil acesso para locais remotos como galpões, túneis e lugares mais afastados como florestas e pode ser operado até 500 metros de distância.

Posteriormente, houve uma apresentação do veículo tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), onde foi possível vislumbrar todos os compartimentos e equipamentos presentes na viatura. Foram realizados testes no veículo, no seu sistema de bomba de incêndio e operação de alguns equipamentos, como desencarcerador, gerador elétrico, torre de iluminação e sinalizadores. Itens como conjunto de estabilização veicular e colchão inflável para resgate de suicida estavam instalados e foram testados. Houve visita no salão de exposição da SOS SUL, decorado pelos mais diversos equipamentos e materiais utilizados nas áreas de combate a incêndio, resgate e salvamento.

Durante a demonstração do veículo ABTS, surgiu a oportunidade de conduzi-lo, avaliando, assim, sua dirigibilidade, desempenho e condições de conforto e segurança da cabine, na sua totalidade.

Segundo o Orientador da CELOG e participante do evento, TC Goiana, a ocasião serviu para executar formalidades de ordem administrativa nos processos de aquisição das viaturas tipo Auto Escada Mecânica pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Destacou também a importância da participação da corporação, ressaltando que é fundamental conhecer as tecnologias empregadas na fabricação dos novos veículos de combate a incêndio, possibilitando, assim, um melhor planejamento nas futuras aquisições.

Além disso frisou que é preciso conhecer os novos equipamentos de combate a incêndio, resgate e salvamento, proporcionando a reflexão sobre as técnicas atualmente empregadas e possíveis mudanças motivadas pelo uso destes equipamentos. Em seguida, enfatizou que é preciso fortalecer o vínculo profissional com as empresas que possuem relação comercial com o CBMCE, conhecendo o trabalho que desenvolvem na qualificação dos seus produtos. “A receptividade dos organizadores do evento foi muito satisfatória. A troca de experiência entre o público envolvido foi fundamental para enriquecer os debates, estreitando os laços que nos unem pelo motivo comum: “Vidas alheias e riquezas salvar!”.