Página Inicial Lista de Noticias 44 Bombeiros Militares iniciam capacitação em Combate a Incêndio Urbano e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas
Ter, 13 de Março de 2018 08:41

Durante as próximas duas semanas, a partir desta segunda-feira (12), 20 bombeiros militares integram a segunda turma do Curso de Manutenção em Combate a Incêndio Urbano (CMCIU), em Fortaleza, e mais 24 bombeiros militares estão em Brasília-DF para o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec).

“É um anseio antigo da tropa, buscar experiências operacionais, aprimorar técnicas, adequar os métodos às novas tecnologias. Tem sido uma meta deste comando capacitar o nosso profissional através da realização de cursos. Além de ser um fator motivacional do bombeiro militar, a sociedade cearense ganha cada vez mais através da prestação de um serviço com excelência”, afirma o Coronel Comandante-Geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco.

O CMCIU visa renovar, fortalecer e difundir os conhecimentos em incêndios nas áreas urbanas, com foco no incêndio estrutural, através do uso eficiente de técnicas, táticas e estratégias visando o uso racional da água e o emprego dos equipamentos de proteção individual e operacionais.

Já o BREC busca fortalecer a capacitação das equipes de primeira resposta a desastres urbanos envolvendo estruturas colapsadas em casos como desabamento, soterramento ou em locais de difícil acesso. Além disso, se faz conhecer as normas de segurança nas operações de desastres.

Em 2017, cerca de 20% do efetivo passou por cursos de capacitação. Segundo o Tenente Coronel Albert Arruda, Comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar e aluno do curso de BREC, “é através do treinamento que simulamos situações extremas nas quais testamos nossos limites físicos, intelectuais e emocionais. Pregamos a máxima de ‘treinamento difícil, resgate fácil'”.