Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias CMCB incorpora alunos na Escola de Instrução Militar do Exercito Brasileiro
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CMCB incorpora alunos na Escola de Instrução Militar do Exercito Brasileiro
Sex, 02 de Março de 2018 11:26

 

Na tarde desta quarta-feira (28), na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) foi realizada a incorporação de trinta e seis Alunos Soldados da Escola de Instrução Militar (EsIM), única Escola de Instrução Militar do Brasil implementada em um Colégio Militar de Força Auxiliar do Exercito.


As Escolas de Instrução Militar são Órgãos de Formação de Reservistas que possibilitam prestação do Serviço Militar por alunos de Estabelecimento de Ensino do “nível médio” e “educação superior”, voluntários conciliando a prestação do serviço militar com estudo formal. Ao final do ano de instrução, receberão o Certificado de Reservista de 2ª Categoria de Tempo Serviço Militar (CTSM), e terão o serviço militar no Exercito Brasileiro cumprido.


O CMCB, é a única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, e a medida possibilita que alunos do CMCB prestem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.


A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, datado de 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).


Segundo o Diretor do CMCB, "o glorioso e altaneiro Exército Brasileiro deixa mais essa marca de sucesso e um grande legado ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na implantação da única Escola de Instrução Militar (EsIM) do Nordeste e a única Escola de Instrução Militar do Brasil implementada em um Colégio Militar de Força Auxiliar do Exercito, sendo a sexta escola no Brasil, no nosso Colégio Militar, contribuindo sobremaneira, para a formação de verdadeiros cidadãos, bem formados e forjados pela disciplina militar, por estarem aptos à servir nossa Pátria amada Brasil!


O que são EsIMs?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.


Como será o Curso?

O curso será realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados