Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias Dia do Guarda-Vidas é comemorado no Ceará com competições e demonstração de resgate de afogado com drone.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Dia do Guarda-Vidas é comemorado no Ceará com competições e demonstração de resgate de afogado com drone.
Ter, 02 de Janeiro de 2018 13:19

O dia do Guarda-Vidas foi comemorado em todo o Brasil na última quinta-feira (28) e, no dia seguinte, esses profissionais que atuam no salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) reuniram-se para uma manhã de competições na Praia do Futuro.

Além de mostrar que o condicionamento físico está em dia, o evento também serviu para homenagear militares e civis que tem se destacado no ano de 2017 no desempenho de suas funções a fim de contribuir para o desenvolvimento do CBMCE, bem como para apresentar à sociedade cearense a intenção de se investir em equipamentos que visam uma maior excelência nas atividades de resgate ao afogado. Prova disto foi um simulado com um equipamento adaptado formado por um drone com um flutuador acoplado.

Esse serviço foi realizado pela primeira vez em 2015 no estado do Rio de Janeiro e o comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo (1ª SSMAR), Major Jectan Oliveira, foi lá buscar o conhecimento necessário para implantar o método aqui no Ceará, tendo participado de um treinamento de operação de vôo e manutenção em drones promovido por uma instituição civil especializada, localizada na capital carioca. Por ocasião do treinamento, o major também visitou a Coordenadoria Operacional de Veículos Aéreos Não Tripulados (COVANT) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Para o major,  "nosso litoral tem uma característica que o diferencia dos demais já que nossos ventos são intensos durante todo o ano. É necessário um drone mais robusto e potente, além de um flutuador mais denso para compensar os ventos fortes. Implantar o uso do drone guarda-vidas significa uma maior celeridade no resgate e uma maior chance de vida para o afogado já que o equipamento chegaria na vítima e jogaria para a mesma um flutuador muito mais rápido que o melhor dos nossos guarda-vidas. Além disso, geraria economia para o estado uma vez que demandamos muito a CIOPAER no auxílio às buscas de pessoas e embarcações que ficam à deriva, distantes da costa. O drone realizaria esse mapeamento de forma igualmente eficaz".






II Desafio de Guarda-Vidas do Ceará:

48 militares distribuíram-se em 12 quartetos numa prova de revezamento que tinha como modalidades: 1km de corrida; 500m de natação com nadadeira; 500m de natação sem equipamento e 500m de natação equipado com nadadeira e flutuador para resgate de vítima. Neste ano tivemos uma equipe mista formada por quatro policiais militares, além de duas equipes femininas.

Houve também uma prova tradicional nas competições de salvamento aquático pelo Brasil, a corrida à nadadeira que funciona como uma brincadeira de "dança das cadeiras", no qual os atletas iniciam a prova deitados em decúbito ventral e, ao som do apito, correm uma certa distância até pegar uma nadadeira (existe sempre uma nadadeira a menos que a quantidade de atletas, ou seja, o atleta que sobrar sem nadadeira é eliminado da bateria, e são feitas tantas baterias quanto forem necessárias até sobrar um vencedor).



 

 

 

 

Para ver as fotos oficiais do evento, clique na galeria publicada AQUI.


Fonte: CBMCE
Fotos: Cabo BM Gusmão - AssCom



 

Serviços

Agenda - Abril 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados