Página Inicial Lista de Noticias Salv 2 retira mangueira tombada na rua no bairro Cajazeiras
Salv 2 retira mangueira tombada na rua no bairro Cajazeiras
Seg, 15 de Maio de 2017 11:19
Salv 2 retira mangueira tombada na rua no bairro Cajazeiras
.
A guarnição de salvamento Salv 2, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE, realizou ontem a retirada de uma mangueira de grande porte tombada sobre a rua Gregório França, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Acionada por volta do meio-dia, a equipe comandada pelo 1° tenente Eliomar chegou rapidamente ao local para desobstruir a rua, eliminando o perigo iminente de acidentes e danos ao patrimônio. "A mangueira derrubou dois postes de energia, danificando a fiação e deixando alguns galhos presos a uma casa vizinha. Em virtude de a base da árvore não estar em boas condições de saúde, provavelmente os fortes ventos das últimas chuvas na capital geraram essa ocorrência", explica o comandante.
.
Em função do tamanho da árvore e dos danos causados à rede elétrica, foram necessárias mais de três horas de operação para isolar todos os riscos. Uma vez cortada a transmissão de energia pela fiação atingida, foi preciso cortar os extensos galhos da mangueira em pedaços menores, que pudessem ser pouco a pouco transportados para as calçadas ao longo da via. Após desobstruir completamente a via, a guarnição, que contava também com o sargento Mavignier, o cabo Hermerson e o cabo Santos, deixou o material remanescente disposto de forma apropriada para que a Prefeitura Municipal desse à madeira a destinação devida.
.
"O papel do Corpo de Bombeiros, em casos assim, é eliminar os riscos imediatos à população e ao patrimônio. Cabe à Prefeitura dar destino aos pedaços caídos da árvore. Caso a árvore não tenha caído, mas esteja em perigo de queda iminente, devidamente comprovado, nós podemos atuar prevenindo uma queda potencialmente perigosa. Mas é muito importante solicitar à Prefeitura regularmente a poda preventiva de árvores suspeitas, pelo número 156. Agora, caso ocorra o sinistro, trazendo riscos secundários para a sociedade ou para os bens, deve-se acionar os Bombeiros, no número 193", explica o tenente Eliomar.

Agenda - Setembro 2017