Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Bombeiros iniciam Operação Semana Santa e Tiradentes
Qui, 17 de Abril de 2014 10:32
Bombeiros reforçarão, a partir da zero hora de quinta-feira (17), as ações operacionais nos destinos mais procurados do Estado durante os feriados da Semana Santa e Tiradentes.

Setecentos e vinte e três bombeiros militares estarão empregados na operação especial, atendendo às ocorrências de todo o Estado. Eles terão o auxílio de 85 viaturas, dentre elas, viaturas de vistorias técnicas, operacionais de
combate a incêndio, de socorro de urgência, de salvamento, motos e as embarcações de salvamento aquático.

A Operação Semana Santa – 2014 tem o objetivo de otimizar e articular o emprego de recursos materiais, humanos e suplementares, de forma a oferecer segurança em relação as atividades e áreas específicas dos bombeiros militares à população e aos turistas.

A maior preocupação está voltada para as áreas com mananciais de água doce e/ou salgada, onde há maior concentração de banhistas, prevenindo e atuando nas ocorrências de afogamento. O serviço de guarda-vidas deverá funcionar das 08h às 17h, podendo ser prolongado até às 19h. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e folders educativos para o público em geral sobre prevenção de acidentes e afogamentos.

Plantão

Os serviços de prevenção e combate a incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura e primeiros socorros realizados por todas as unidades de Bombeiros da Capital, Região Metropolitana e Interior, seguirão o regime normal de plantão 24 horas, podendo ser acionados através do telefone 193.

A Defesa Civil do Estado atuará na prevenção, preparação e resposta aos desastres, principalmente os relacionados ao incremento de precipitações hídricas, como: as enchentes, as enxurradas e os alagamentos. Denúncias e solicitações devem ser feitas pelo telefone 190.
 
Confraternização da 1ª SB/1º GB
Ter, 15 de Abril de 2014 12:22

A 1ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros – Quartel Central realizou uma solenidade de confraternização do efetivo da unidade operacional no Salão Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, a qual está programada para acontecer, a partir de então, mensalmente.


No evento, foram homenageados os aniversariantes do mês e realizada a 1ª eleição direta para a escolha dos militares “Bombeiro Padrão - Destaque 2014”, referente aos meses de janeiro à abril, escolhidos pelos membros da 1ªSB/1º GB levando em consideração os critérios de dedicação, companheirismo, proatividade, profissionalismo, dentre outros, os quais receberão, por mérito individual, condecorações militares concedidas pelo Comando Geral da Corporação. Na ocasião, também foi realizada uma palestra motivacional com o palestrante Rodrigo “Papel”, finalizando a confraternização com a distribuição de brindes aos aniversariantes.


A iniciativa de criar o “Bombeiro Padrão - Destaque 2014” surgiu do direcionamento do Comandante Geral e Adjunto do CBMCE, Cel João Carlos de Araújo Gurgel e Cel Heraldo Maia Pacheco, e dos oficiais da 1ª Seção, TenCel Nildson, Major Aguinaldo, Cap Freitas e Ten Cleyton, com o objetivo de motivar os bombeiros militares a se aperfeiçoarem continuamente, o que resultará na prestação de um serviço de alta qualidade para a sociedade cearense.


Resultado da eleição do “Bombeiro Padrão – Destaque 2014” da 1ª SB/1º GB


Janeiro – Subtenente Sousa

Fevereiro – Soldado Ranilson

Março – Soldado Araújo

Abril – Cabo M. Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2ª CEPDC
Dom, 13 de Abril de 2014 19:46

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - CBMCE realizou nesta sexta-feira (11/04) a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2ª CEPDC. O evento ocorreu no Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza.


A conferência estadual é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, que tem por objetivo promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.


A 2ª CEPDC reuniu cerca de 350 representantes da Sociedade Civil, dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas, da Comunidade Científica, do Poder Público e Agentes de Defesa Civil dos municípios cearenses que participaram das 66 etapas preparatórias para o evento estadual.


A abertura da conferência contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Wilemar Rodrigues Junior, do Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, João Carlos de Araújo Gurgel, que presidiu a 2ª CEPDC, do Diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Paulo Roberto Falcão, do Coronel Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Claudemir Rangel, do Tenente Coronel Coordenador Estadual de Defesa Civil do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo, que presidiu a Comissão Organizadora do evento, e do Presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, Rennys Frota, que proferiu palestra com o tema "Gestão dos Recursos Hídricos para a Prevenção e Combate à Seca no Ceará".


Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Falcão, destacou a parceria da Defesa Civil e órgãos estaduais cearenses no enfrentamento à seca. "O trabalho que tem sido feito aqui no Estado, essa parceria das diversas esferas, a participação da Defesa Civil, representada pelo Corpo de Bombeiros, com o Exército e órgãos estaduais, tem feito uma diferença enorme. O Ceará é uma referência quando se trata da gestão de águas”, disse o diretor.


A Comissão Organizadora Estadual da 2ª CEPDC foi composta por representantes da Federação dos Bairros e Favelas de Fortaleza, dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, da União Geral dos Trabalhadores, das Coordenadorias de Defesa Civil do Estado e dos municípios de Crato, Crateús e Fortaleza, das  Secretarias Estaduais do Planejamento e Gestão e dos Recursos Hídricos, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquiterura e de Serviço Social e da Universidade de Fortaleza.


Na conferência foram aprovados 10 princípios e 30 diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. As propostas serão discutidas na Etapa Nacional da 2ª CNPDC, que será realizada de 4 a 7 de novembro de 2014, quando os 80 delegados eleitos na conferência estadual estarão em Brasília para representar o Estado do Ceará.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Hidrantes Urbanos serão instalados no município de Iguatu
Qua, 09 de Abril de 2014 08:53

Na manhã desta terça-feira (08), o Corpo de Bombeiros juntamente com a prefeitura de Iguatu e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) assinaram a ordem de serviço para a colocação de cinco hidrantes urbanos em pontos específicos do centro do município de Iguatu.


Os equipamentos do sistema de prevenção e combate a incêndios estão previstos para serem instalados ainda esta semana pelo SAAE, sendo escolhida a calçada da sede do Banco do Brasil da cidade como o local para instalação do primeiro hidrante.


Na solenidade de entrega dos hidrantes urbanos estiveram presentes, o Major QOBM Nijair Araújo, o prefeito municipal, Sr Aderilo Alcântara, o Sr. Edval Lavor, superintendente do SAAE, dentre outras autoridades locais.


Hidrante Urbano


É um dispositivo utilizado exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros para o abastecimento de viaturas em operações de extinção de incêndio, instalados a uma distância de 600 m da entrada principal da edificação e normatizado pela NT-001/2008 do CBMCE.

 

 

 

 

 

 

 


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Abril 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados