Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
CBMCE participa de simulado de acidentes comuns no Carnaval
Qua, 22 de Fevereiro de 2017 11:31

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participou hoje pela manhã de um simulado envolvendo situações de risco comuns no Carnaval. O exercício, promovido todos os anos pela Enel, teve socorristas do CBMCE atuando em diferentes situações de atendimento pré-hospitalar.


Num primeiro momento, atuamos no atendimento a uma vítima de acidente automobilístico. Após chocar-se contra um poste, o carro do condutor foi parcialmente esmagado, atingindo a vítima. Depois de extraí-la do interior do veículo, providenciou-se a imobilização adequada para o transporte.


Noutra situação, um folião empolgado, que dançava sobre o paredão de som, acabou caindo, o que poderia ocasionar possíveis fraturas ósseas. Devidamente estabilizada e imobilizada, a vítima foi transportada.


Por fim, numa situação de subida em estrutura metálica mal instalada, uma pessoa acaba sofrendo um choque elétrico em altura. Na situação, duplamente perigosa, pelos riscos da eletricidade somados aos da queda, após o corte da energia, providenciou-se a retirada da vítima da estrutura, com consequente avaliação preliminar, estabilização e transporte.



 

 

 

 
Bombeiros participam de resgate de vítimas em desabamento na AIS 04
Qui, 23 de Fevereiro de 2017 11:23




O Corpo de Bombeiro Militar do Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (22), o resgate de vítimas de um desabamento de uma edificação residencial no bairro Barroso II, na Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04) de  Fortaleza. 


Para o local, foram enviadas duas equipes para prestar o socorro, sendo uma guarnição de Salvamento e outra de Combate a Incêndio para avaliar a gravidade da situação, por estar nas proximidades do local. Um bombeiro militar, que estava de folga, também foi para o endereço do imóvel e iniciou os primeiros socorros de uma das vítimas.


A Polícia Militar, a Perícia Forense e a Defesa Civil também foram acionadas para o sinistro e atuaram em conjunto. As investigações do caso ficarão a cargo da Polícia Civil, que deverá receber da Perícia Forense os laudos que apontando as causas do desabamento.


O caso

Um triplex ainda em construção no bairro Barroso II, em Fortaleza, desabou completamente, no início da manhã de hoje (22), e atingiu uma residência que resultou na morte de um jovem de 23 anos. A ocorrência foi registrada na Rua E. Além da vítima fatal, um senhor de 53 anos foi atingido e socorrido com vida.


Fonte: SSPDS
 
CMCB recebe reconhecimento da SEDUC
Sex, 17 de Fevereiro de 2017 10:44

CMCB recebe reconhecimento da SEDUC

O Comandante-Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB, Coronel BM José Nildson de Oliveira parabeniza a toda sua equipe pelo desempenho e lograr de êxito ao alcançar o índice de 0% em abandono escolar nas series do 1°, 2° e 3° ano, nos anos de 2013 a 2015, Nas palavras da Sra. Mayumi Lopes, Superintendente Escolar – SEFOR 1, consequência de um trabalho comprometido.

 


Segue E-mail, encaminhado pela SEFOR 1:


Prezados,


Encaminho-lhes, abaixo, o percentual de abandono (2013-2015), peço que façam a análise devida e as possíveis considerações com o objetivo de qualificarmos nossa práxis:


 

 

Obs: Parabenizo o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros pelos dados ressaltados na tabela acima, consequência de um trabalho comprometido.


Atenciosamente,


Mayumi Passos Lopes

Superintendente Escolar - SEFOR 1

 
Alunos do CESE-PH treinam salvamento sob chuva intensa
Sex, 17 de Fevereiro de 2017 11:27

 

Alunos do CESE-PH treinam salvamento sob chuva intensa

 

 

 

 


Talvez você não saiba, mas, para o Bombeiro Militar, nadar deve ser tão natural quanto apagar fogo. Salvamento aquático e combate a incêndio estão em pé de igualdade entre as atribuições que a Constituição do Estado do Ceará impõe a este agente público. Por isso, o treinamento é uma realidade cotidiana para aquele abraçou a missão de salvar!

 

Para os 43 Bombeiros Militares participantes do Curso de Especialização em Socorro de Emergência Pré-Hospitalar (CESE-PH), a manhã foi de exercícios tão intensos quanto a chuva que castigou Fortaleza nesta sexta-feira.

 

O vento forte e frio, bem diferente do padrão local, elevou o grau de dificuldade da instrução, que consistia em percorrer o litoral, ora a pé, ora a nado, entre o Quartel do Mucuripe e a Barraca da Tia, na Praia do Futuro. Ainda sob a chuva, houve treinamento sobre resgate de afogado e aplicação da chave de Rautek.

 

À tarde, encerrando essa quinta, das nove semanas do curso, que foi totalmente dedicada ao Salvamento Aquático, os alunos terão aula prática sobre lesões e traumas associados à atividade de mergulho e também causados por animais marinhos, como as águas vivas.

 

O CESE-PH é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública, e visa à capacitação em alto nível dos bombeiros militares do estado para o desempenho do atendimento pré-hospitalar nas mais variadas modalidades de prestação deste serviço. É a primeira vez, em 11 anos, que este curso específico é oferecido no Ceará.

 

 

 

 

 

 


 
CMAUT 2017: Inscrições abertas!
Qui, 16 de Fevereiro de 2017 10:53

CMAUT 2017: Inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Mergulho Autônomo (CMAUT). Os interessados deverão entrar em contato com a ajudância do Núcleo de Busca e Salvamento pelo telefone  31014776, até o dia 03 de março de 2017.



Os testes de aptidão física estão previstos para acontecer nos dias 06, 07 e 08 de março. Em breve sairá nota de instrução contendo todas as informações necessárias.


Segue um vídeo do último CMAUT realizado, no ano passado.







 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Fevereiro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados