Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Credenciamento para a Operação Carro Pipa segue mediante agendamento.
Sex, 23 de Fevereiro de 2018 12:34


O credenciamento de pipeiros para atuação na Operação Carro Pipa no Ceará é feito periodicamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (CEDEC/CBM). Esse processo passa por uma análise criteriosa de documentação e, nas últimas edições, a demanda tem crescido bastante.

Para maior organização e eficiência, a CEDEC, gestora do Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC), segue realizando o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para a execução da Operação Carro-Pipa, nos termos do Edital de Credenciamento 001/2018 – FDCC. O credenciamento agora é feito mediante agendamento no site www.defesacivil.ce.gov.br.

Inicialmente foram disponibilizadas 1.000 vagas para o agendamento e novas vagas poderão ser disponibilizadas para o preenchimento dos credenciamentos indeferidos.

Mais informações ou esclarecimentos: (85) 3101-2118, Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou na sede da CEDEC (Rua Conselheiro Estelita, 370, Centro, Fortaleza, Ceará).


Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

 
Bombeiros atuam em alagamentos no município de Tauá
Sex, 23 de Fevereiro de 2018 08:10

Bombeiros atuam em alagamentos no município de Tauá



.
A guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Tauá foi acionada nesta quinta-feira (22), às 17h30, para auxiliar a população do bairro Meireles, no próprio município, afetada por alagamentos que tomaram conta de diversas ruas. "O bairro fica às margens do Serrote Quinamuiu e recebeu águas que escoavam com grande velocidade, levando pedras e barro, depois de uma chuva de 80mm que caiu na cidade", explica o capitão Luís Teixeira Albuquerque Neto, comandante-adjunto do quartel de Tauá.
.
A equipe, composta pelo subtenente Gadelha, pelos cabos Felipe Barros e Itamar e pelo soldado Arlenilson, atuou desobstruindo os locais onde a água ficava retida, na rua e em residências também. Além disso, por todo o bairro, fizeram um serviço de prevenção e esclarecimento junto aos moradores sobre as medidas a serem tomadas para reduzir riscos e diminuir o potencial de danos após alagamentos ou inundações.
.
Depois, a guarnição seguiu para o bairro Tauazinho, em frente à Rodoviária de Tauá, que também foi afetado pelas águas do Quinamuiu. Lá, várias ocorrências envolvendo curto-circuitos exigiram uma atuação conjunta do CBMCE com equipes da Enel.
 
CBMCE alerta para riscos no período de chuvas
Qui, 22 de Fevereiro de 2018 09:01

CBMCE alerta para riscos no período de chuvas

.
.
O prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) há exatamente um mês era de 40% de probabilidade de chuvas acima da média histórica no estado, contra 35% de chance de chuva na média e 25%, abaixo. Era a estimativa mais positiva desde 2009, quando houve o último grande inverno chuvoso no Ceará. A previsão, para o bem de uma população que depende fortemente das águas pluviais para sobreviver, tem se mostrado acertada. Chuvas em volume acima da média têm caído em quase todo o estado nos últimos 30 dias. A alegria que brota das águas porém, não pode caminhar de mãos dadas com a imprudência. Principalmente no Litoral Norte, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri, onde as chuvas têm sido mais intensas, os riscos de alagamentos e inundações aumentam. E é preciso se precaver.
.
"O cenário ideal é morar longe de rios, córregos, açudes e encostas. Esses são lugares que se tornam perigosos em período chuvoso, devido ao risco de a água invadir as edificações ou de o solo ceder, levando casas morro abaixo", explica o capitão Aluizio Souza Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Porém, quando não for possível evitar a escolha deste tipo de local para construir uma casa, há medidas importantes a serem tomadas no campo da redução de riscos. "Diante de uma chuva mais intensa, é aconselhável colocar documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local elevado. O lixo também deve ficar fora do alcance da água, em outro lugar, é claro. Ninguém deve brincar nas águas das ruas ou dos mananciais, porque pode acabar arrastado pela correnteza ou contaminado por vários tipos de doenças", explica o capitão.
.
.
Além disso, como medidas preventivas gerais, a Defesa Civil orienta que: se mantenha água potável de reserva, sempre pronta, bem como roupas e remédios, para o caso de haver necessidade de sair rápido de casa; se tenha um lugar seguro, como um abrigo público, a casa de parentes ou de amigos, ao qual se possa  recorrer em caso de necessidade; se saiba chegar facilmente ao Posto de Saúde mais próximo de casa; se evite usar carro em área alagada, mas, caso necessário, que se mantenha distância do veículo à frente, avançando em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Em caso de pane, deve-se abandonar o veículo imediatamente.
.
Por fim, pedir ajuda aos órgãos responsáveis é fundamental. "Avise imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193, e ao órgão municipal de proteção e defesa civil, pelo 190, em Fortaleza, sobre as áreas afetadas pela inundação e solicite apoio. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, pelo 199 ou pelo (85) 98899-1128, também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal", orienta o oficial.
 
Aesp inicia matrículas no Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE) neste sábado (24)
Qui, 22 de Fevereiro de 2018 14:38

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza no período de 24 a 28 de fevereiro de 2018, a matrícula online do Curso para Condutores de Veículos de Emergência - CCVE. A capacitação é destinada aos profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, indicados por suas vinculadas, com vistas a capacitar esses profissionais a conduzirem veículos de emergência.


Para se inscrever, os profissionais indicados deverão preencher a ficha de matrícula online, disponível neste link http://matricula.aesp.ce.gov.br/sismatAesp/ a partir das 08h do dia 24 de fevereiro de 2018, sendo encerrada às 17h do dia 28 de fevereiro de 2018.

O curso possui em sua estrutura curricular as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social e Relacionamento Interpessoal, com carga horária total de 50 horas/ aulas e previsão de início para o dia 12 de março de 2018. 

Para conferir a relação dos profissionais indicados, para participar do CCVE 2018 Turma II,  clique nas listas abaixo:


Lista PCCE
Lista PMCE
Lista CBMCE

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Fevereiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados