Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Corpo de Bombeiros reúne especialistas para seminário sobre produtos perigosos
Qui, 21 de Junho de 2018 14:58

Corpo de Bombeiros reúne especialistas para seminário sobre produtos perigosos


O seminário Produtos Perigosos: Desafios e Perspectivas para o Novo Milênio reuniu na manhã desta quinta-feira (21) mais de cem profissionais atuantes no campo da segurança pública e da defesa civil no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

O evento, organizado por meio da 3a Seção do 2o Grupamento de Bombeiros (3a SB/2o GB), contou com palestras ministradas por quatro especialistas em produtos perigosos.

O professor Ricardo Candeiro, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, detalhou os procedimentos a serem adotados em casos de emergências radiológicas. A professora Iracema Patrício, do Laboratório Central de Saúde Pública, analisou diversos tipos de ameaças biológicas. O professor João Marcelo Carneiro, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, explicitou os procedimentos legais para transporte de produtos perigosos. Por fim, a segundo-tenente Gisele do Carmo, comandante-adjunto do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 10a Região Militar, apresentou procedimentos específicos para o enfrentamento de ameaças químicas.

"O militar mais moderno quer ser operacional, enfrentar batalhas, missões reais. O mais antigo sabe que a melhor forma de vencer é prevenindo a guerra. Acho que essa é a grande importância de um seminário como este: capacitar os profissionais responsáveis para prevenir ocorrências extremamente perigosas", avalia o coronel Leônidas Carneiro Júnior, comandante da 3a Seção da 10a Região Militar.

"Temos procurado investir nesse campo de enfrentamento de ocorrências envolvendo produtos perigosos por meio da capacitação dos nossos bombeiros e também da aquisição de detectores e EPIs adequados", explica o coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco.


 
Com base em parecer da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Governador declara situação de emergência em 26 municípios
Qua, 20 de Junho de 2018 16:50

Com base em parecer da CEDEC/CBMCE, Governador declara situação de emergência em 26 municípios

Fundamentado em Parecer Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEDEC/CBMCE), o Governador declarou situação de emergência por seca em áreas de 26 municípios cearenses, de acordo com o Decreto nº 32.715, de 13/06/2018. Esses municípios somam-se aos 48 que permanecem com áreas em emergência declarada pelo Estado por meio do Decreto nº 32.568, de 16/08/2018 e ao município de Senador Pompeu, que declarou emergência por estiagem em 02/01/2018. Assim, ao todo, há 75 municípios cearenses com áreas em situação de emergência por estiagem ou seca.


O Parecer da CEDEC/CBMCE analisou os danos e prejuízos da seca informados pelos Municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), bem como dados das chuvas, das reservas de água, do abastecimento de água potável e das perdas agrícolas.


Concluiu-se que a declaração de emergência e o posterior reconhecimento federal se fazem necessários para a continuidade das seguintes ações complementares de assistência à população e de restabelecimento do abastecimento d'água nas áreas atingidas pela seca:


- Operação Carro-Pipa federal, realizada nas áreas rurais semiáridas;

- Renegociação de financiamentos realizados por produtores rurais;

- Operação Carro-Pipa estadual, realizada nas áreas urbanas e nas áreas rurais não semiáridas; e

- Outras ações custeadas com recursos federais, como a perfuração e instalação de poços e montagem de adutoras.


Desde 2012 a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apesar de sensível melhora, as chuvas de janeiro a maio ficaram 8% abaixo da média histórica para o período. Em consequência, os principais reservatórios de água do estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), permanecem com volume reduzido, com apenas 16,6% da capacidade de armazenamento preenchida. Em muitas localidades do estado o abastecimento de água potável permanece sendo realizado de forma emergencial.


A relação dos municípios cearenses que estão em situação de emergência decretada por estiagem ou seca, bem como a situação quanto ao reconhecimento federal, pode ser acessada AQUI.

 
Bombeiros de Limoeiro debelam incêndio em oficina veicular
Dom, 17 de Junho de 2018 10:34

Bombeiros de Limoeiro debelam incêndio em oficina veicular

 

 

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Limoeiro do Norte debelou com sucesso um incêndio em veículo neste sábado (16), no interior de uma oficina, no município de Tabuleiro do Norte.

 

Acionada por volta das 13h, a equipe composta pelo subtenente Reis, pelo cabo Gonçalves e pelos soldados Viana e Maia chegou à cidade vizinha em cerca de 15 minutos. "O carro, um Gol, estava suspenso no elevador para um serviço de reparo que utilizava solda. Aparentemente, a solda atingiu a mangueira de combustível, o que acabou provocando o incêndio", explica o subtenente Reis, comandante da guarnição.

 

Com o emprego de uma linha de mangueiras, os militares eliminaram rapidamente o fogo. Apesar de toda a fumaça produzida, os danos causados pelo incêndio ficaram restritos ao veículo, que se revelou bastante afetado ao final da ocorrência.

 
Bombeiros combatem incêndio em caminhão no Bom Jardim
Ter, 19 de Junho de 2018 15:54

Bombeiros combatem incêndio em caminhão no Bom Jardim

A guarnição do CBMCE de serviço no Quartel do Conjunto Ceará foi acionada, às 11h desta terça-feira (19), para uma ocorrência de incêndio veicular no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Chegando ao local em cerca de cinco minutos, a guarnição, composta pelo tenente Mário, pelos subtenentes Martins e Edilberto e pelo sargento Rodrigues, verificou que um caminhão estava em chamas.

No local, o fogo tomava conta da cabine e de parte da carroceria do veículo. Numa ação rápida com uma linha de mangueiras, os bombeiros debelaram completamente as chamas.

A guarnição deixou o veículo aos cuidados do motorista, que relatou que as chamas começaram enquanto ele vinha dirigindo pela Rua Bom Jesus.

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados