Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Projeto Kite Surf Salva Vidas
Sex, 19 de Dezembro de 2014 12:20


Aconteceu sexta-feira 05 de dezembro , no Quartel do Icaraí, 3ªSB2ºGB, formatura de entrega de certificados aos concludentes do Treinamento Básico em Emergências Aquáticas com o emprego do Kitesurf. A solenidade contou com as presenças dos comandantes das seções que compõem o 2ºGB, bem como o Comandante do 2ºGB, o sr TC Francisco William Lopes Rodrigues.

 

O projeto kitesurf salva-vidas foi uma experiência bem sucedida! Pela 1a vez foi concretizada uma parceria desse tipo, entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Associação de kitesurf de Caucaia, junto com a Casa dos Ventos kiteclube. Os bombeiros ensinaram as técnicas de resgate e primeiros socorros e os instrutores kitesurfistas ensinaram técnicas de velejo com o emprego do kitesurf aos bombeiros militares. A intenção é despertar a prevenção de acidentes nos praticantes de kitesurf, bem como formar um grupo de Bombeiros kitesurfistas aqui no Ceará, algo até então inédito, que poderão fazer prevenções e resgate com o emprego deste equipamento.

 

 

 

 

 

 

 

 


 
9º Aniversário do Quartel de Limoeiro
Sex, 19 de Dezembro de 2014 11:53

Foi realizada, no dia 11 de dezembro de 2014, uma missa e uma solenidade em alusão ao 9º aniversário de instalação da 2ª Seção de Bombeiro do 4º Grupamento de Bombeiro (Limoeiro do Norte).


 

Na oportunidade houve integração entre os bombeiros militares, instituições amigas e sociedade civil. Houve também a entrega de certificados às pessoas que colaboram com o crescimento da instituição.


 

A missa foi aberta ao público, celebrada pelo capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) Cel. Pe. Francisco das Chagas. Em seguida, houve a solenidade realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas.














 

 

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
Encerrado o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará - I FIESCE
Sex, 19 de Dezembro de 2014 11:28

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (12/12) no salão Pedro Lazar do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza/CE, o “I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará - I FIESCE”, evento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

A Mesa de Encerramento foi composta pelo Agente Chefe do Núcleo de Sismologia da CEDEC, Francisco Brandão, e representantes da SUDENE, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Comunidade Acadêmica.

Durante três dias, mais de 100 participantes de órgãos de proteção e defesa civil do Ceará, professores e estudantes das universidades estadual e federal do Ceará e palestrantes nacionais (das universidades de Brasília e de São Paulo e federal do Ceará e do Rio Grande do Norte) e internacionais (da Universidade da Costa Rica e da Proteção Civil de Portugal) compartilharam estudos e experiências para o entendimento e a difusão dos procedimentos de segurança adequados às situações emergenciais decorrentes de abalos sísmicos como o ocorrido em Pacajus/CE no ano de 1980, quando cerca de 500 casas foram danificadas.

Ao final do I FIESCE, os palestrantes e representantes dos participantes do evento reuniram-se para elaborar uma Carta Aberta com recomendações extraídas das discussões do Fórum. O objetivo da Carta é nortear o planejamento dos órgãos e instituições participantes do I FIESCE a fim de construírem cenários mais seguros aos abalos sísmicos.

Em complementação ao I FIESCE, no sábado (13/12) os participantes do evento viajaram às cidades de Alto Santo e Jaguaribara para visitar as instalações do Complexo Castanhão, bem como receber informações sobre a sismicidade induzida pelo acúmulo d'água do açude, o maior do Ceará.

As fotos, palestras e a Carta Aberta do I FIESCE podem ser acessadas no site www.fiesce.com.br.

 

 

 

 

 

 

 
CFPCO-BM participa de treinamento de Combate a Incêndio
Sex, 05 de Dezembro de 2014 16:44

No Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros (CFPCO-BM) foi Ministrada disciplina de Combate a Incêndio I pelo Cap. BM Christiano e os instrutores Cap. BM Valderi (RR); Tenente BM Rock Wdson; Subtenente BM Elionilton (RR), com o apoio da CEFABI (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Brigada de Incêndio).



Os treinamentos ocorreram enfatizado a parte prática de prevenção e combate a incêndio, capacitando cada aluno a atender rapidamente e com a devida técnica, os princípios de incêndio em ambiente fechado e aberto de forma a extingui-los ou mesmo diminuir sua propagação. Ensinando técnicas de acondicionamento e manuseio de mangueira, o uso dos vários tipos de extintores com substâncias específicas para cada classe de incêndio e a correta localização dos extintores no estabelecimento.



O treinamento teve o objetivo de instruir os alunos sobre como agir em situações concretas de acidentes que envolvam fogo.


 

 

 

 




 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Dezembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados