Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Bombeiros proporcionam manhã especial para criança fã da corporação
Qui, 20 de Julho de 2017 09:26



Na manhã desta quarta-feira, o Quartel Central do CBMCE recebeu a visita de um grande admirador da corporação. Seu nome é Josué, residente em Beberibe-CE e tem cinco anos de idade. Sua mãe Edilene enviou uma mensagem dizendo que ele é portador de paralisia cerebral e que desenvolveu uma grande paixão pelos soldados do fogo, após assistir ao desenho animado "Patrulha Canina", que tem como um dos personagens um cão bombeiro.

O desejo da mãe de Josué era que o seu pequeno visse de perto uma viatura da corporação. Ao tomar conhecimento desta história, o comandante do quartel de Aracati, Major Giuliano, resolveu fazer mais que isso e foi até a casa do garoto (à paisana) para conhecer um pouco mais sobre essa admiração. De imediato ficou encantado com a história de vida e superação dessa família e não mediu esforços para que Josué realizasse esse sonho, compartilhado por tantas outras crianças pelo mundo: o de viver um dia de bombeiro.

Toda a família foi trazida para Fortaleza para conhecer a principal unidade operacional do Estado do Ceará, o Quartel Central, que sedia o comando da instituição. Ao chegar no quartel, as viaturas e guarnições estavam perfiladas para receber o garoto ao som das sirenes e de uma calorosa salva de palmas. Josué teve a oportunidade de brincar com os cães de resgate, vestir um uniforme confeccionado especialmente para o ocasião, além de realizar duas provas de bombeiro: da altura, onde desceu num rapel, e do fogo, onde debelou um incêndio num tacho.

Além disso, recebeu das mãos do Coronel Comandante-Geral do CBMCE, Heraldo Pacheco, um certificado de "Bombeiro Honorário". A mãe de Josué disse que foi surpreendida com a atenção dispensada ao seu filho. "Eu não esperava que todas essas pessoas se mobilizassem para realizar o sonho do meu filho. Não há palavras para agradecer por tanto carinho".

Já o Major Giuliano ratificou que Josué já nasceu com alma de bombeiro. "Somos uma instituição cujo lema é o de vidas alheias e riquezas salvar. Esse contato com a sociedade, essa troca não se trata apenas da realização do sonho de uma criança. É revigorante sentir todo esse carinho, saber que somos referência na vida das pessoas. Tudo isso nos motiva ainda mais para seguirmos no nosso trabalho. Nos enche de orgulho".
 
Bombeiros debelam incêndio em loja de confecção do município de Quixadá
Seg, 17 de Julho de 2017 14:36
Na madrugada desta segunda-feira (17) o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado para um incêndio em edificação comercial há cerca de 43km de distância, no Centro de Quixadá.

O chamado se deu por volta das 02h10min e os trabalhos se encerraram às 04h30min. Tratava-se de uma loja de confecção, com muito material combustível no seu interior (peças de roupa). Felizmente, os bombeiros conseguiram salvar metade da loja e os danos foram apenas materiais, sem vítimas.

Para o atendimento da ocorrência foi utilizada uma viatura de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT46), e uma guarnição com cinco bombeiros militares, comandados pelo 1º Sgt Almeida.

De acordo com o sargento, a principal preocupação era retirar boa parte do material combustível para evitar que o incêndio se alastrasse para o pavimento superior e para as edificações vizinhas. As causas são desconhecidas.












 
Projeto Viva + em parceria com o Corpo de Bombeiros
Dom, 16 de Julho de 2017 14:28
Neste sábado (15) foi realizado o lançamento do Projeto Viva +, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza que contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e da Associação dos Empresários da Praia do Futuro. O objetivo é reduzir a incidência de acidentes na praia mais movimentada e mais perigosa (no que diz respeito ao risco de afogamento) da orla fortalezense: a Praia do Futuro.


Previamente o CBMCE treinou funcionários de 14 barracas. Estas receberam um selo da Secretaria Regional II, que atesta que o estabelecimento possui multiplicadores de normas de segurança tais como: primeiros socorros, prevenção de acidentes, salvamento aquático, condições favoráveis para o banho no mar, mudanças climáticas, etc.


Além disso, o Corpo de Bombeiros que já fazia o trabalho de distribuição de pulseirinhas de identificação às crianças, abordando diretamente os pais na praia, confeccionou e distribuiu aos barraqueiros para que o serviço também seja realizado pelos mesmos, já que é comum que as crianças se percam dos seus pais e acabem buscando ajuda junto aos bombeiros ou aos proprietários de barracas.


O major Jectan, comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo, conta que nas pulseiras deve haver o nome, o contato e o local onde os responsáveis se encontram, o que facilita a localização e a devolução de suas crianças. Além disso, afirma que o Viva + "é um projeto muito importante que visa multiplicar a atuação do serviço de prevenção e salvamento aquático na região. Com essa parceria e somatório de forças entre a iniciativa privada e o CBMCE a população cearense ganha cada vez mais um serviço de qualidade".




 
Cães de resgate do Corpo de Bombeiros recebem treinamento para atuação com vítimas portadoras de deficiência visual.
Seg, 17 de Julho de 2017 14:32
Nesta segunda feira (17), a Seção de Busca Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) recebeu um grupo da Associação de Mulheres Especiais (AME) que ofertou uma palestra sobre o trato com deficientes visuais, além dos trabalhos desenvolvidos com cão guia.

A SBRESC é o setor subordinado ao Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros que conta com o auxílio de cães farejadores treinados para atuar em ocorrências de resgate de vítimas perdidas em matas, locais ermos ou escombros. Em paralelo à esta atividade fim, a SBRESC atua fortemente no âmbito social, através do projeto de cinoterapia onde os cães servem como co-terapeutas no tratamento de crianças com síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, etc.

Para o 1º Ten Tiago, comandante adjunto da seção, trabalhar com projetos sociais possibilita ao cão ter maior contato com as pessoas, trabalhando a docilidade e contribuindo para o desenvolvimento de características inerentes ao seu cotidiano de cão de busca e resgate.

O objetivo da AME é criar uma parceria com o Corpo de Bombeiros na formação de cães-guias. Na oportunidade, trouxeram deficientes visuais para mostrar na prática como nossos condutores devem se portar com o cão diante desse tipo de deficiência. A SBRESC entende que uma de suas missões é a inclusão social e está sempre de portas abertas para visitações e interação com toda a sociedade.

Os bombeiros proporcionaram aos visitantes uma simulação no intuito de mostrar as habilidades dos cães de resgate, na qual foram colocados na condição de vítimas para que pudessem ser localizados, como numa ocorrência real de vítima perdida.








 
Voluntariado em Iguatu
Dom, 16 de Julho de 2017 14:26
Tendo o objetivo de preparar os munícipes de Iguatu para o ingresso em concursos públicos  promovidos pelo Governo do Estado, com foco nos concursos para ingresso no Detran-CE e Agente Penitenciário, o Corpo de Bombeiros sedia, no auditório do quartel de Iguatu, aulas gratuitas de Matemática Básica, Matemática Financeira, Português e Noções de Direito.


Os instrutores são os voluntários Ten Cel Nijair, Comandante da Seção de Bombeiros de Iguatu e o Promotor de Justiça Flávio Cortes.


As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, à noite. Logo no primeiro dia de aula, contou-se com a presença de 43 alunos. Todo o material para a confecção de apostilas e para uso didático também foi doado por empresários da região e simpatizantes da causa.


Na edição anterior deste cursinho, 56 alunos conseguiram obter aprovação em concursos públicos.


Para o Ten Cel Nijair, que também é poeta, escritor e professor de álgebra no Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, é através da educação que deixamos o nosso maior legado para a construção de uma sociedade melhor.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Julho 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados