Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Inscrições para Workshop de Prevenção Contra Sinistros em área industrial.
Sex, 02 de Dezembro de 2016 16:31

 

 

A inscrição é gratuita e aberta para engenheiros, arquitetos, técnicos em segurança do trabalho, bombeiros militares e demais profissionais atuantes no tema relacionado. O evento está sendo coordenado pela 2ªSB/1ºGB, no Mucuripe e reforça o Plano de Ação Mútua (PAM) entre as empresas e órgãos situados naquela região portuária. São 200 vagas, garanta logo sua inscrição.

 
Iniciada nesta sexta (25) Operação Alta Estação no Centro de Fortaleza.
Sáb, 26 de Novembro de 2016 10:52

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início, nesta sexta-feira (25), às operações Centro Seguro e Alta Estação, que tem como objetivo, respectivamente, o reforço policial na área que compreende o Centro de Fortaleza, durante os festejos de fim de ano e a intensificação do policiamento e da atuação dos Bombeiros nas regiões de maior fluxo turístico no Estado.

 


Centro Seguro

R DSC4419O objetivo da operação, que ocorre até o dia 06 de janeiro de 2017, é coibir ações delituosas, que possam comprometer a tranquilidade e a segurança dos comerciantes e consumidores, que venham a frequentar o centro comercial de Fortaleza, por conta das compras de fim de ano.


“O objetivo da Operação Centro Seguro é trazer a multiplicidade de policiamento, aumentando a sensação de segurança e a tranquilidade das pessoas que comparecem ao Centro de Fortaleza durante este período”, enfatiza o Tenente Coronel PM Teófilo Lobo, comandante da 1ª CIA do 5º BPM, que é responsável pelo policiamento da área.


A operação conta com um efetivo diário de 333 agentes, divididos entre a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria de Inteligência e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de policiais civis e militares e bombeiros. Também estão dando apoio os parceiros da Guarda Municipal de Fortaleza. O número diário de 264 policiais militares trabalha com ações ostensivas, prevenindo e reprimindo delitos, através de ações coordenadas, combinando diversas modalidades, que devem contemplar todo o Centro da cidade e o entorno. O atendimento da Polícia Civil fica a cargo do 34.º Distrito Policial (Centro) – localizado na Rua Princesa Isabel, 1239. As Delegacias Proteção ao Turista (Deprotur) e da Criança e do Adolescente (DCA) também realizará procedimentos.


Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) realizarão incursões diárias para localizar pessoas procuradas pela Justiça, efetuar prisões em flagrante delito e coibir de forma especializada possíveis crimes. No total, a Polícia Civil conta com o efetivo diário de 69 policiais e sete viaturas que atuam diretamente na operação.



R DSC4377Quatorze bombeiros fazem, diariamente, uso de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), que fica disponível no Centro durante o dia e, à noite, por ocasião do Ceará Natal de Luz, que será realizado na Praça do Ferreira, e de uma ambulância do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU). O mesmo planejamento ocorre na Praça Portugal, no bairro Aldeota.


As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) prevêem, ainda, vistorias educativas junto às edificações do Centro, por meio da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT). Eles prestarão orientações com relação a medidas de segurança, preventivas, de combate a incêndio e pânico.


“Nós fizemos a integração de todas as instituições, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, bem como a Guarda Municipal de Fortaleza, em parceria com a Câmara dos Diligentes Lojistas (CDL), que irá informar os indicativos de funcionamento e público, para que possamos oferecer a população, uma condição de compra bem mais segura.”, ressalta o Coronel Lauro Prado, secretário adjunto da SSPDS.

 

 

Operação Alta Estação

A investida, que segue até o dia 31 de janeiro de 2017, ocorre no intuito de intensificar o policiamento nas áreas de maior fluxo turístico na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado, promovendo a segurança dos cearenses e dos turistas que visitam o nosso Estado. A Operação Alta Estação contará com um reforço de 487 policiais militares, sendo 272 PMs destinados a Fortaleza, 75 para a Região Metropolitana e 140 para o Interior do Estado.


“A Polícia Militar proporcionará o policiamento fixo e móvel, que atuará de forma ostensiva e preventiva no intuito de proporcionar segurança, para a população cearense, e para os turistas que frequentam o nosso Estado.”, ressalta o Relações Públicas da PM, Tenente Coronel Andrade Mendonça.


Além de Fortaleza, cidades da RMF – como Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru; Região Norte – áreas litorâneas como Praias da Almofala, Aranaú, Flecheiras, Mundaú, Guagiru, Lagoinha, Praia do Preá e Parque Nacional de Jericoacoara; e Região Sul – Praias do Parajuru, Morro Branco, Lagoa do Uruaú, Beberibe, Portal do Maceió, Marjolândia, Canoa Quebrada e Icapuí; receberão o aumento em seus efetivos.


Os atendimentos da Polícia Civil contarão com um efetivo de 627 policiais e 44 viaturas. Sendo 37 delegados, 91 escrivães, 285 inspetores e 14 viaturas para a Fortaleza e RMF; e 22 delegados, 56 escrivães, 136 inspetores e 30 viaturas para o Interior. O Corpo de Bombeiros disponibilizará 52 bombeiros diariamente em 24 postos salva vidas em todo o Estado. Promovendo a segurança e a proteção dos banhistas que frequentam a orla das localidades cobertas.


A Operação Alta Estação também abrangerá datas festivas, como o Reveillon e o Pré-Carnaval de Fortaleza, que serão amparados por planos de ações de segurança, a fim de empregar o efetivo necessário para manter a ordem e segurança dos eventos.

 

25.11.2016

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome - (85) 3101.6517
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


 
CHO BM: Bombeiros participam de instrução em empresa de equipamentos contra incêndio
Sex, 25 de Novembro de 2016 10:02





Dando seguimento ao cronograma de visitas técnicas do Curso de Habilitação a Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CHO BM/2016), os subtenentes BM em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participaram de instrução em uma empresa de equipamentos contra incêndio, em Fortaleza.


Na ocasião, os militares conheceram o trabalho realizado pela empresa que há 46 anos atua no Estado com projetos, instalação e manutenção de equipamentos contra incêndio, tais como recarga de extintores; teste hidrostático; mangueiras de incêndio; hidrantes; portas corta fogo, entre outros serviços. Além de acompanharem palestras sobre os níveis de inspeção e os procedimentos técnicos executados pelos vistoriantes.


De acordo com o professor responsável pelas visitas técnicas, Tenente-coronel QOBM Luiz Cláudio Araújo, os oficiais do CBMCE também atuam como vistoriantes, então é essencial que eles conheçam como funcionam na prática empresas deste segmento e as questões ligadas à segurança contra incêndio.




 

Fonte: AESP

 
CBMCE ministra disciplina de salvamento aquático para o Curso de Operações Táticas Rurais (COTAR).
Seg, 28 de Novembro de 2016 10:36

O 2º Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros, por meio do seu comandante, Ten Cel QOBM Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, auxiliado pelos oficiais Cap QOBM José Wagner Damasceno de Carvalho e 1º Ten QOABM Antônio Santos do Nascimento, ministrou aula para os alunos do III Curso de Operações Táticas Rurais. O treinamento consistiu em técnicas de salvamento aquático, natação em alto-mar e flutuação.


Essa atividade faz parte da política de integração entre as corporações integrantes da Segurança Pública do Ceará, estabelecida pelo Governo do Ceará. Esse tipo de treinamento prepara os participantes para situações adversas de afogamento ou outras atividades em meio aquático.


O Ten Cel QOBM Gledson enaltece esse tipo de atividades para os militares cearenses: “Tanto o policial militar quanto o bombeiro militar têm que estar preparados para os mais diversos tipos de situações, e uma das mais complicadas são as situações em meio aquático, por isso uma boa noção de salvamento aquático proporcionará um melhor desempenho no trabalho desses militares. Procuramos sempre estar qualificando mais e mais a nossa tropa, como também o efetivo das corporações coirmãs, isso tudo para melhor servir à população cearense”



 

 

 

 

 

 

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Dezembro 2016

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados