Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
CBMCE forma terceira turma de combate a incêndio urbano
Sex, 20 de Abril de 2018 23:01

CBMCE forma terceira turma de combate a incêndio urbano

Dezoito bombeiros militares concluíram a 3ª turma do Curso de Manutenção em Combate a Incêndio Urbano (CMCIU) promovido pela 1ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros (1ªSB/1ºGB) do CBMCE no período de 09 a 20 de abril. Durante a solenidade de conclusão, realizada nesta sexta-feira (20), no pátio do Quartel Central, todos receberam o distintivo com as inscrições “Incêndio Urbano”, a ser utilizado na manga da farda.

O primeiro lugar do curso ficou com o cabo Willame Martins da Silva. Na segunda posição, o primeiro-tenente José Airton Forte Miranda Filho. E na terceira colocação, o primeiro-tenente Carlos Henrique Ehrich Vasques Ramos.

O CMCIU

O curso, que, em sua terceira edição, começou com 20 bombeiros, entre oficiais e praças atuantes no combate a incêndio, visou nivelar a tropa do CBMCE com as técnicas e procedimentos operacionais mais eficientes que estão se disseminando pelos corpos de bombeiros do Brasil, com destaque para o combate ofensivo. "É um conjunto de técnicas de abordagem e extinção do incêndio que exploram ao máximo a avançada tecnologia dos atuais equipamentos de proteção individual que a Corporação já possui, além de disseminar a cultura do uso adequado desses equipamentos, que são as armas e a armadura do bombeiro", explica o primeiro-tenente Dávio Barbosa dos Santos, um dos instrutores do curso.

O CMCIU também engloba o reforço e a atualização das técnicas já aplicadas dentro da Corporação na área do combate defensivo e promove a difusão do Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta de gerenciamento de desastres aplicável tanto a pequenos quanto a grandes eventos que aumenta a eficiência da atuação de cada participante do cenário operacional. "O SCI direciona o trabalho individual de cada um para um objetivo comum, como engrenagens de uma máquina que trabalham em conjunto para fazer todo o sistema funcionar bem", explica o soldado Francisco Estelman Fernandes Albuquerque, monitor do curso.
 
Bombeiros localizam corpo de rapaz desaparecido no rio Curu
Qui, 19 de Abril de 2018 16:14

Bombeiros localizam corpo de rapaz desaparecido no rio Curu


Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizou, por volta das 14h30 desta quinta-feira, o corpo de um rapaz que havia desaparecido no rio Curu, no município de Paraipaba. A guarnição, composta pelo capitão Melo, pelos subtenentes Souza e Bosco, e pelo soldado Faustino, localizou a vítima com ajuda de moradores da região, após mais de 7 horas de busca.

"Aproveitamos a baixa do rio, no início da tarde, para aceitar ajuda dos nativos que conheciam bem a região e estavam dispostos a colaborar. Formando uma espécie de corrente humana, conseguimos localizar o corpo em menos de uma hora", explique o capitão Melo, comandante da guarnição.

O rapaz, de 20 anos, pescava usando tarrafa na tarde de ontem, quando a correnteza do rio encheu e ficou muito forte. Apesar do esforço para chegar até a margem, testemunhas relatam que ele não conseguiu superar a força da água e acabou desaparecendo na correnteza.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h30 para uma ocorrência de desaparecimento de pessoa. Uma guarnição de salvamento foi enviada prontamente ao local, mas, quando foi possível constatar que se tratava de um afogamento, já não era mais possível iniciar os trabalhos de busca subaquática, que só podem ser realizados à luz do dia.

Na manhã desta quinta-feira, a equipe de mergulho iniciou os trabalhos às 6 horas,  culminando com a localização do corpo no início da tarde.
 
Defesa Civil orienta sobre procedimentos em caso de inundação e alagamento
Qui, 19 de Abril de 2018 05:33

Defesa Civil orienta sobre procedimentos em caso de inundação e alagamento




Com a maior quantidade de chuvas verificadas num mês de abril desde o ano de 2011, mais de 20 municípios do Ceará já receberam intervenção direta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em decorrência de inundações, alagamentos e desabamentos só em 2018.

"Felizmente neste mês de abril o estado do Ceará tem recebido um aporte hídrico significativo, porém essas chuvas também podem trazer alguns transtornos à população, como comunidades alagadas, casas inundadas, rompimento de pequenas barragens, estradas danificadas, famílias desalojadas e calendário escolar comprometido", explica o explica o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará.

A região mais atingida tem sido o Litoral Norte, com quase 250 mm de precipitações acumuladas em abril. Porém, há registro de problemas relacionados às chuvas também nas regiões do Jaguaribe, do Cariri, da Serra da Ibiapaba e até mesmo no Sertão Central.  A Defesa Civil pede principalmente aos gestores municipais e à população ribeirinha das bacia do Acaraú, do Jaguaribe e do Salgado que fiquem atentos ao nível das águas.

"Em caso de inundação ou alagamento, é fundamental seguir as recomendações de emergência estabelecidas pela própria comunidade sobre o que fazer e para onde ir. Em caso de emergência, desligue a energia elétrica, mantenha longe do alcance das águas documentos importantes e objetos de valor. Em momentos de chuva intensa, não deixa as crianças trancadas em casa sozinhas. Cuidado também com as enxurradas: elas podem arrastar você para locais perigosos. Se você estiver de carro e a água começar a subir rapidamente, abandone o veículo e procure um local seguro", sintetiza o coronel Cleyton.
 
Bombeiros treinam com novo equipamento para incêndio florestal
Qui, 19 de Abril de 2018 11:21

Bombeiros treinam com novo equipamento para incêndio florestal

.
.
A Célula de Logística (Celog) do CBMCE promoveu nesta quarta-feira uma capacitação para uso dos novos soprovarredores com bombeiros dos quartéis de Canindé e Sobral. Os militares se deslocaram até Fortaleza para participar do treinamento com o equipamento adquirido recentemente pela Corporação, na sede da Celog. Os instrutores foram os tenentes Rafael, da Celog, e Alberto, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE.

"Por determinação do coronel comandante-geral as unidades do interior que irão receber este equipamento devem ligar para o comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior para agendar treinamento na Celog com os novos equipamentos", explica o tenente-coronel Valdênio Goiana Melo, comandante da Celog.

O soprovarredor é um equipamento utilizado para combate direto a incêndios florestais. Ele pode é composto de um motor de combustão interna, com capacidade de 1,4 litro de combustível, com fluxo de ar de 1.720 m³/h e velocidade do ar de 90 m/s. Pode ser usado tanto para dispersar material combustível, como folhas, quanto para abafar diretamente o fogo, lançando uma forte corrente de ar sobre as chamas.

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Abril 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados