Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
4 de maio: Dia do Padroeiro dos Corpos de Bombeiros do Brasil
Qui, 05 de Maio de 2016 16:12

 

 

História do dia de São Floriano:

 

Considerado o Padroeiro dos Corpos de Bombeiros do Brasil, São Floriano nasceu na Áustria, no século III. Foi um grande soldado romano e é conhecido pela sua inabalável fé, na ocasião em que o seu comandante, o imperador Diocleciano, havia mandado matar um grupo de cristãos. São Floriano por sua vez negou, e confessou sua fé, sendo preso e torturado e forçado a renunciar. Ele pagou com a vida, pois os outros soldados amarraram  seu pescoço numa grande pedra e o jogaram no rio.

 

Em homenagem à São Floriano, a capela do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará recebeu o seu nome e é atualmente presidida pelo capelão militar, Cel QOCBM RR Chagas.


A farda de São Floriano, com detalhes em dourado e azul, revela que ele foi oficial do exército romano, ocupando um cargo acima do de centurião. De fato, ele atuou numa legião fixada na região da atual Áustria, no vale do rio Danúbio. Devido à sua inteligência, perspicácia e coragem, foi designado administrador militar numa vila chamada Noricum, onde sua legião se fixara.

A cruz na mão esquerda de São Floriano simboliza a fé cristã que ele professava mesmo sendo um oficial do exército romano. Fixado numa legião romana distante de Roma foi mais fácil para ele e para milhares de soldados viverem a fé cristã. Com efeito, um grande número de mártires cristãos dos séculos II e III eram soldados romanos.


O balde de São Floriano, às vezes segurado por ele, ou, às vezes, por um anjo, retrata a missão que ele assumiu em sua legião. Em determinada época do ano a região de Noricum era assolada por incêndios que ameaçavam seriamente a vila. Por isso, São Floriano treinou e coordenou um grupo de soldados que se tornaram especialistas no combate ao fogo. Este grupo passou a se chamar "Combatentes do Fogo". Certa vez, um grande incêndio surpreendeu a vila de madrugada. O fogo se alastrou tão rapidamente que os soldados não tiveram tempo para combatê-lo. Por isso, São Floriano fez uma oração pedindo a Deus um milagre. Em seguida, sentiu no coração o impulso de pegar um balde de água e atirá-la ao fogo. Quando fez isso, o fogo cessou imediatamente, para espanto de todos. Por causa disso, muitos soldados de sua legião se tornaram cristãos. E, também por causa disso, ele é o protetor dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os combatentes do fogo.


O anjo ao lado de São Floriano significa o Mensageiro que levou seu pedido até Deus. Significa também a proteção de Deus para com todos aqueles que dedicam suas vidas pelo bem do próximo.


O estandarte branco com a cruz vermelha sustentado pelo braço esquerdo de São Floriano significa que, além de ser cristão, ele propagou a fé cristã onde estava, principalmente entre os soldados de sua legião, sob seu comando. A cruz vermelha também simboliza o sangue de Cristo e dos mártires. São Floriano passará por esta dura prova de fé.


A pedra de moinho ao lado de São Floriano nos fala de seu martírio. Por ordem do Imperador Diocleciano, o comandante da legião à qual São Floriano pertencia começou a agir contra os cristãos. Assim, ele prendeu São Floriano e mais quarenta soldados liderados por ele sob a acusação de terem se tornado cristãos. O comandante exigiu que eles renunciassem à fé em Jesus Cristo e adorassem ao imperador, que era visto em todo o império como um "deus". São Floriano e os demais soldados recusaram-se a obedecer, alegando que: 1) o imperador não era um "deus", mas Jesus Cristo, sim; 2) a fé em Cristo era um bem precioso demais; 3) a fé não atrapalhava o império e não era incompatível com a função dos soldados, mas, pelo contrário, enobrecia tal função. O comandante, porém, não aceitou tais argumentos e mandou torturar São Floriano e os quarenta soldados. Como eles permaneceram firmes, sem renunciar a Cristo, o comandante mandou mata-los. São Floriano foi amarrado a uma pedra de moinho e atirado no rio Ens, que banhava a vila. Assim, ele deu sua vida pelo fogo abrasador que é a fé em Jesus Cristo. Isso aconteceu em 4 de maio do ano 304 e este dia tornou-se o dia da festa de São Floriano.


Na igreja ele e representado como um soldado jogando água em uma igreja em chamas, ou com uma palma na mão e chama nos pês, devido a sua história enquanto ainda era soldado, ele combatia o fogo também junto ao um pequeno pelotão.


Oração de São Floriano

"Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"


 
AESP e SENASP abrem pré-inscrições para Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE)
Ter, 03 de Maio de 2016 11:39




A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), irá realizar mais uma edição do Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE), destinado a policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e peritos do serviço ativo do Estado do Ceará.

A capacitação, que é homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e possui validade nacional, conforme Portaria DENATRAN Nº 80, tem carga horária de 60 h/a e será realizado na modalidade de ensino a distância por meio da Rede EaD/Senasp.

Os interessados deverão realizar uma pré-inscrição no site da AESP (www.aesp.ce.gov.br), no período de 02 a 08 de maio de 2016. Ao preencher o formulário de pré-inscrição, o profissional deverá informar todos os seus dados pessoais; o número do Registro Nacional da Carteira de Habilitação (RENACH); data de validade e categoria da CNH. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do profissional não pode estar vencida, bem como, não pode ser informado número de CNH de terceiros.

O Ato da pré-inscrição não assegura a vaga do profissional no curso. Pois, caso o interessado informe algum dado incorreto e/ou inválido, deixe algum campo do formulário de pré-inscrição sem preenchimento ou ainda, não tenha seus dados validados pela Senasp ou Denatran, não será matriculado no curso.

Ao todo, estão disponíveis 1.500 vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de envio do pedido da pré-inscrição dentro do número de vagas. A relação dos profissionais que tiverem a pré-inscrição deferida será divulgada no Portal da AESP. O início das aulas está previsto para o dia 25 de maio de 2016.

Faça aqui sua pré-inscrição.


Mais informações:
Célula de Ensino a Distância da AESP: (85) 3296-0949/ E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fonte: AESP
 
Oficiais da CAT realizam pesquisa junto ao Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da ABNT, em São Paulo
Qua, 04 de Maio de 2016 11:48

Uma comitiva de bombeiros militares, chefiada pelo Tenente-Coronel BM Luis Eduardo Soares de Holanda, Coordenador da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), viajou no período de 25 a 27 de abril ao estado de São Paulo visando obter informações importantes para a admissibilidade do uso de tubulação multicamadas para gases combustíveis.

Participaram também deste projeto o Tenente-Coronel BM Zélio, Presidente da Câmara Técnica do CBMCE, e o Tenente-Coronel BM Wagner, Analista de Projetos do CBMCE. Os oficiais participaram de reuniões técnicas no Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da ABNT (CB-09) e ainda junto à Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. O objetivo das reuniões foi avaliar os processos relevantes para a admissão de utilização do Sistema de Tubulação Multicamada na condução de Gás Natural (GN) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) , tecnologia em utilização em vários países e também já empregada em outros estados da federação.

Segundo o grupo de oficiais, a determinação emanada pelo Coronel Comandante Geral da Corporação, Heraldo Maia Pacheco, foi de que buscassem obter subsídios acerca das condicionantes técnicas para a adoção da tecnologia nos processos construtivos admitidos pelo Corpo de Bombeiros, visando sempre as soluções que privilegiem, acima de tudo, os aspectos da segurança nas instalações das edificações.




 
SISTEMAS
Ter, 19 de Maio de 2015 10:15
Sistemas internos do CBMCE

 
Uece estende para até dia 13/05 o prazo para inscrições no Mestrado Profissional em Climatologia
Sex, 29 de Abril de 2016 17:20

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Ceará (CBMCE) divulga que o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estendeu até o dia 13/05/2016 o prazo para inscrições para seleção do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África - Turma I.

O curso tem como objetivo promover pesquisa e desenvolvimento, com caráter interdisciplinar, relacionados ao clima e suas variabilidades, incluindo temas relacionados às atividades da CEDEC/CBMCE, tais como: “Análise e Gerenciamento de Riscos dos Desastres Climáticos em Regiões Semiáridas do Nordeste Brasileiro”, “Riscos de Queimadas em Cenários de Mudanças Climáticas” e “Produtos de Modelagem Numérica da Atmosfera aplicados em Proteção e Defesa Civil no Ceará”.

Poderão participar do processo seletivo profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e avaliação definidas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os interessados deverão procurar, até 13 de maio, a secretaria do curso, no Campus Itaperi, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Leia o edital. (adendo ao edital: novas datas)

Imprima a ficha de inscrição.

Mais informações: (85) 3101.9904 ou visite o site do Mestrado.

Fonte: UECE.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Maio 2016

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados