Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
CBMCE participa do 40º Simulado do PAM
Ter, 25 de Novembro de 2014 16:27

Foi realizado na manhã de hoje (25), no Porto do Mucuripe, um exercício simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), o qual tem o objetivo de integrar as empresas que compõem o pólo petroquímico do Mucuripe e os órgãos do poder público para atuação imediata em caso de um eventual sinistro.


O PAM surgiu no ano de 1974 e, desde então, as empresas da região se reúnem para traçar estratégias de prevenção contra acidentes e pânico. Hoje foi realizado o 40º simulado, que contou com a participação das seguintes empresas: Petrobrás, Transpetro, Cegás, Cia Docas, Nacional Gás Butano, Petrolusa, Raizen, Moinho Dias Branco, Jota Macêdo, Moinho Cearense, GME, Transnordestina, Liquigás. Os órgãos do poder público que atuaram foram: o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Defesa Civil do municipío de Fortaleza, AMC, Ettufor, SEMACE, Polícia Militar, Defensoria Pública, CRAS e Secretaria de Saúde de Fortaleza. A comunidade também participou do exercício através de lideranças comunitárias, da colônia de pescadores e de associações de pescadores.


Foi simulada uma situação de grande vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em decorrência do rompimento de um mangote durante a transferência do GLP de um navio tanque atracado no berço nº 02 de gasodutos para descarga e armazenamento. O vazamento formou uma densa nuvem de gás devido a alta pressão. Ao perceber que havia algo errado, um dos funcionários, na tentativa de fugir e se afastar da situação de perigo iminente, ligou um veículo, atitude essa que acarretou numa explosão. Duas pessoas tiveram queimaduras graves em virtude da explosão e foram resgatadas, receberam atendimento pré-hospitalar e, por fim, encaminhadas à unidade de saúde mais próxima. No cenário, ainda ficou em combustão cerca de 270 litros de GLP residuais no mangote.


As equipes de socorro tiveram a preocupação inicial de fazer o isolamento da área, reconhecimento do cenário, evacuação, salvamento e atendimento das vítimas, combate a incêndio, resfriamento e rescaldo. Ao final, toda a equipe realizou uma reunião de avaliação para análise crítica do evento.


O intuito desses exercícios é fazer com que os diversos órgãos possam trabalhar em suas respectivas áreas de atuação de forma sistêmica, independente e harmoniosa, distribuindo a competência de cada um. Uma ocorrência pode mobilizar todo o PAM. A ideia principal é o de auxílio e integração, somando as forças para preservar vidas, o meio ambiente e o patrimônio.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
Ministro da Integração Nacional participa de reunião no Quartel Central
Seg, 24 de Novembro de 2014 16:59

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) sediou na manhã desta segunda-feira (24) uma solenidade alusiva à 100ª reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca. Estiveram presentes o Exmo. Sr. Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; o Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; o Exmo. Sr. Comandante Geral do CBMCE, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel; o Ilmo. Ten Cel QOBM Cleyton Bastos Bezerra, Coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC); o Exmo. Sr. Marcondes Ferraz, Prefeito de Saboeiro, representando a Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE); a Ilma. Sra. Eliane Cardoso, representando a Superintendência da CONAB; o Ilmo. Sr. Francisco Nelsieudes Sombra de Oliveira, Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Ceará; o Ilmo. Sr. Gianni Peixoto B. Lima, representando a Secretaria de Recursos Hídricos; o Ilmo. Sr. Helder dos Santos Cortez, representando a CAGECE; o Ilmo. Sr. José Maria Pimenta Lima, Presidente da Ematerce; o Ilmo. Sr. Roberto Bruno M. Rebouças, representando a COGERH, entre outras autoridades.


O Comitê Integrado de Combate à Seca foi criado com o intuito de reunir semanalmente órgãos que atuam direta ou indiretamente com ações de enfrentamento à seca que assola 176 municípios cearenses, como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o CBMCE através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), o Exército Brasileiro, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), entre outros.


Na ocasião, o ministro apresentou as ações de convivência com a seca no Estado do Ceará ressaltando detalhes sobre a parceria realizada entre o Governo Federal e o Governo do Ceará em programas e projetos de acesso à água, que visam a garantir segurança hídrica, citando como exemplo, as Obras de transposição do Rio São Francisco, o Programa Água para Todos, a Operação Carro-Pipa e o Cinturão das Águas. Na oportunidade, também houve uma apresentação proferida pelo Senhor Gianni Peixoto, representante da Secretaria dos Recursos Hídricos no Comitê, que relatou acerca das ações do Governo do Estado do Ceará nas sedes municipais com maior dificuldade de abastecimento devido à seca no Estado do Ceará.

 

 


 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
Comandante Geral recebe alunos do CFO-BM
Sex, 21 de Novembro de 2014 08:03
Na manhã desta quarta-feira (19) os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros (CFPCO-BM) realizaram uma visita ao Quartel Central do CBMCE, oportunidade na qual foram recebidos pelo Exmo. Sr. Comandante Geral, o Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel.

Foram debatidas diversas questões acerca da corporação, dentre as quais, serviço operacional, experiências profissionais, perspectiva de expansão da corporação com o ingresso das novas turmas de oficiais e praças, entre outros tópicos.

O Cel QOBM Gurgel falou acerca da importância da dedicação a esta nova missão que os futuros oficiais estão vislumbrando e ressaltou o compromisso diário que, independente de quaisquer circunstâncias, nossos bravos heróis têm no intuito de vidas alheias e riquezas salvar. Desejou ainda, boas vindas e destacou a necessidade do bom aproveitamento deste período de formação e aprendizagem para o desempenho de suas funções.

Ao final da reunião, o Cel RR Capelão do CBMCE, Pe. Chagas, proferiu um breve discurso abençoando a turma.

A visita foi acompanhada pelo coordenador do curso, Maj QOBM Shimabukuro e pelo monitor, Cap QOBM Tarso.










 
Abertas as inscrições para o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará - I FIESCE
Seg, 17 de Novembro de 2014 15:36


 

 

O I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará (I FIESCE), fruto de um convênio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, é um espaço de debate sobre a sismicidade no território cearense, onde desde o ano de 1807 quarenta municípios registraram abalos sísmicos.

O maior tremor de terra já registrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorreu no Ceará, na área do atual município de Pacajus, em 20 de novembro de 1980, e teve magnitude de 5,2 graus na escala Richter. Como consequência do tremor, cerca de 500 habitações tiveram sua estrutura afetada e foram recuperadas pelo Governo do Estado nos anos de 1980 e 1981. Os municípios de Palhano e Sobral também registraram importantes atividades sísmicas, com tremores de magnitudes de até 4 graus na escala Richter, no anos de 1987 a 1990 e 2008 a 2011, respectivamente. São registradas ainda atividades sísmicas na região do Açude Castanhão, sendo estas induzidas pelo acúmulo d'água do açude.

A experiência do “Terremoto de Pacajus”, ocorrido há 34 anos, e dos demais abalos sísmicos registrados no Ceará justificam a necessidade de elaborar planos de prevenção e de resposta para uma possível recorrência sísmica de importante magnitude no Estado.

O I FIESCE visa à integração do conhecimento técnico-científico de profissionais renomados e estudiosos de sismologia com as experiências dos profissionais de proteção e defesa civil para a difusão dos procedimentos de segurança adequados às situações emergenciais decorrentes de abalos sísmicos.

Local:  Hotel Oásis Atlântico. Avenida Beira Mar, 2.500, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Para realizar a inscrição, clique AQUI.

Fonte: www.fiesce.com.br



PROGRAMAÇÃO:


ATIVIDADE HORÁRIO
1º DIA - 10/12/2014
Credenciamento 18h-19h30
Coffee break 19h - 19h30
Solenidade de Abertura 19h30 - 20h
Palestra Magna 20h-21h30
Coffee break 21h30 - 22h
2º DIA – 11/12/2014
Palestra: Sismicidade do Nordeste do Brasil e os Casos Principais do Ceará – ênfase nos aspectos sismológicos de Pacajus - 1980(Palestrante: Joaquim Mendes Ferreira - Físico professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) 9h-9h30
Palestra: O Sismo de Pacajus de 1980 e Ações da Defesa Civil(Palestrante: Francisco das Chagas Brandão Melo - Agente de Defesa Civil chefe do Laborátório de Sismologia da  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Estado do Ceará) 9h30-10h
Discussão 10h-10h20
Intervalo – coffee break 10h20-10h40
Palestra: A Experiência de João Câmara(Palestrante: Alberto Vivas Veloso - Geólogo professor aposentado e ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília) 10h40-11h20
Palestra: Sismicidade Histórica no Brasil(Palestrante: Alberto Vivas Veloso - Geólogo professor aposentado e ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília) 11h20-11h50
Discussão 11h50-12h10
Palestra: Os Sismos de Porto dos Gaúchos/MT(Palestrante: Lucas Vieira Barros - Engenheiro eletricista professor e chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília) 14h-14h30
Palestra: Sismicidade Brasileira: causas e possíveis consequências(Palestrante: Marcelo de Sousa de Assumpção - Físico professor da Universidade de São Paulo) 14h30-15h
Discussão 15h-15h20
Intervalo – coffee break 15h20-15h40
Palestra: Sismicidade Induzida por Reservatórios(Palestrante: Lucas Vieira Barros - Engenheiro eletricista professor e chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília) 16h-16h30
Palestra: A Rede Sismográfica Brasileira – estágio atual e os estudos do novo mapa de ameaça sísmica do Brasil(Palestrante: Marcelo de Sousa de Assumpção - Físico professor da Universidade de São Paulo) 16h30-17h
Discussão 17h00-17h20
3º DIA – 12/12/2014
Palestra: Estudos Geofísicos no Ceará (Palestrante: Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco – Geólogo professor da Universidade Federal do Ceará) 9h-9h30
Palestra: Monitoramento de Áreas com Sísmicidade Ativa no Nordeste Utilizando Redes Locais(Palestrante: Joaquim Mendes Ferreira - Físico professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) 9h30-10h
Discussão 10h-10h20
Intervalo – coffee break 10h20-10h40
Palestra: Monitoramento Sísmico e Interação com a Defesa Civil na Costa Rica (Palestrante: Ronnie Quintero - Professor da Universidade Nacional da Costa Rica e pesquisador do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica) 10h40-11h20
Palestra: Prevenção, Preparação e Resposta em Desastres Sismológicos 11h20-11h50
Discussão 11h50-12h10
Palestra: Implantação do Código Anti-Sísmico na Costa Rica(Palestrante: Ronnie Quintero - Professor da Universidade Nacional da Costa Rica e pesquisador do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica) 14h-14h30
Palestra:  Mega Tsunami na Costa Brasileira, é Possível? 14h30-15h
Discussão 15h-15h20
Intervalo – coffee break 15h20-15h40
Elaboração da Carta do I FIESCE 15h40-17h
Leitura da Carta do I FIESCE e Encerramento 17h-17h20
4º DIA - 13/12/2014
Visita à Barragem Castanhão 7h-17h
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Novembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados