Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Alunos da rede municipal visitam quarteis do CBMCE
Sex, 26 de Maio de 2017 12:48
Alunos da rede municipal visitam quarteis do CBMCE
.

.
Neste mês de maio, estudantes da capital e do interior tiveram oportunidade de conhecer de perto quarteis da Corporação em visitas agendadas por escolas da rede pública com unidades do Corpo de Bombeiros. Nesta quinta-feira, 34 alunos do infantil V da Escola Paraíso da Cultura visitaram o Quartel do Crato, onde funciona a 2ª SB do 5º GB. As crianças conheceram a estrutura do quartel, as viaturas e os equipamentos da unidade, ampliando seu entendimento sobre o CBMCE. "As crianças fizeram muitas perguntas! Tenho certeza de que foi um momento de muito aprendizado tanto para eles como para nós, militares", explica o sargento Mizalbi, que conduziu a visita. Além dele, participaram da acolhida o cabo Juscelino e os soldados Rennan, Yan e Bruna.
.
Já em Fortaleza, alunos da Escola Municipal João Nunes Pinheiro EI/EF estiveram no quartel do Conjunto Ceará, que abriga a 5ª SB do 1° GB. A visita fez parte do projeto Conhecendo o Conjunto Ceará, promovido pela professora Aline Riquet. Ao visitar as instalações da unidade, as crianças, de cinco a doze anos de idade, conheceram as instalações do quartel, viram os equipamentos de combate a incêndio e puderam entrar nas viaturas. "Procuramos mostrar a eles como as coisas funcionam por aqui e acho que eles gostaram muito de conhecer de perto os 'homens do fogo', de entender melhor nossa missão com a sociedade" explica o primeiro-tenente Forte, um dos responsáveis pela visita. Antes de ir embora, os visitantes ainda tiveram contato com uma cobra que havia sido capturada pela guarnição pouco antes e tiveram orientações básicas sobre como agir diante de um animal do tipo.
.
Ambas as visitas terminaram com o tradicional banho sob o jato neblina das mangueiras da viatura.
.


.



 
GSU e Unifor promovem Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas
Sex, 26 de Maio de 2017 12:08
GSU e Unifor promovem Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas

Neste domingo, dia 28, às 15h30, o Grupamento de Socorro e Urgência (GSU) do CBMCE, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), promove um Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas. A simulação envolve um acidente de trânsito e vai ter lugar na rotatória do bloco M da Unifor. Além de guarnições do Corpo de Bombeiros, participarão equipes do SAMU, da Ciops, da Ciopaer e brigadistas da universidade. Os alunos do curso de Enfermagem e Medicina participarão, tanto como vítimas, durante o acidente, quanto como sombras (responsáveis pelo checklist), atentos à consecução dos protocolos.

A novidade desta edição é que a brigada de incêndio da Unifor estará sendo treinada pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, os professores dos cursos farão uma avaliação geral dos resultados obtidos na simulação, cujo resultado será divulgado no dia 31 de maio, no Teatro Celina Queiroz. O Shopping Iguatemi Fortaleza também participará da ação, contribuindo com efetivo, equipamentos e procedimentos. Mais de 400 pessoas deverão participar da ação, que tem duração prevista de 60 minutos.

“Existem três grandes vertentes. A primeira é testar o sistema de atendimento a múltiplas vítimas do Estado, caso ocorra algum acidente. A segunda envolve o teste operacional do Corpo de Bombeiros. A questão de como poderíamos atuar envolvendo um ônibus cheio de passageiros a bordo. Vale ressaltar que nós já tivemos dois casos de ônibus tombados esse ano. A última é testar os alunos da Unifor para mostrar a qualidade de formação da universidade”, explica o  tenente-coronel Albert Einstein Lima Arruda, comandante do GSU.

Simpósio

O Simulado faz parte da programação do I Simpósio de Atendimento às Situações de Emergência no Trauma, que começa logo mais às 18h desta sexta-feira, na Unifor. O evento tem como objetivo capacitar os profissionais de atuação no pré-hospitalar e acadêmicos da área da saúde (Medicina e Enfermagem) no atendimento ao traumatizado e implementar a prática de simulação realística, oportunizando o ensino-aprendizagem em Incidente com Múltiplas Vítimas. Durante o evento (período de 26 a 28 de maio), na Universidade de Fortaleza, acontecerão conferências acerca do Atendimento às Situações de Emergência no Trauma. O público-alvo são alunos da Graduação de Medicina e Enfermagem, Bombeiros Militares, Enfermeiros, Médicos e profissionais que atuam no Atendimento Pré Hospitalar (APH).
 
Fogo em fábrica de conversão de papel mobiliza oito viaturas do Corpo de Bombeiros
Qua, 24 de Maio de 2017 17:25
Fogo em fábrica de conversão de papel mobiliza oito viaturas do Corpo de Bombeiros
.
.
.
.
Guarnições do CBMCE encontram-se desde as 5h no galpão de uma fábrica no bairro Cidade dos Funcionários. O incêndio, no setor de expedição do empreendimento, começou de madrugada e causou o tombamento do teto do galpão.
.
Uma das paredes do local, com cerca de 9 metros de altura por 20 metros de largura, cedeu parcialmente e ficou recostada sobre um prédio de 3 andares localizado ao lado da fábrica. Oito viaturas do CBMCE chegaram a atuar na ocorrência, debelando rapidamente as chamas. Mesmo assim, o trabalho continua.
.
“Por se tratar de um local com grande quantidade de material sólido combustível, mesmo após o fim das chamas é necessário um longo trabalho de rescaldo, que consiste em revirar o material queimado para evitar o surgimento de novos focos de incêndio”, explica o major Carlos André Ribeiro Costa, Coordenador de Operações do CBMCE.
.
Não havia nenhum funcionário no local quando as chamas começaram. Guarnições de Messejana e do Quartel Central permanecem até agora no imóvel acompanhando o processo de demolição das estruturas comprometidas e a retirada dos escombros.
.
.
.
 
Bombeiros auxiliam família após desabamento de casa em Canindé
Qui, 25 de Maio de 2017 05:52
Bombeiros auxiliam família após desabamento de casa em Canindé
.


.
O desabamento de uma residência mobilizou a guarnição do CBMCE em Canindé nesta quarta-feira, por volta das 18h20. O imóvel, localizado à Avenida Romeu Martins, 1095, no bairro Capitão Pedro Sampaio, colapsou parcialmente, atingindo os cômodos finais da residência, mas deixando rachaduras visíveis por toda parte, inclusive em casas vizinhas. Na hora do incidente, só havia dentro da casa uma criança, atingida por um pequeno pedaço da alvenaria que caiu.
.
"Quando chegamos ainda havia muita poeira decorrente do desabamento, muitas pessoas na frente da residência e a família proprietária adentrava para tentar retirar pertences. Primeiramente fizemos o devido isolamento e procuramos conscientizar os moradores de que não podiam entrar ali sem nenhuma segurança. A seguir, verificamos se não havia feridos. Retiramos dois gatos que estavam escondidos entre os escombros e diversos pertences, à medida que os moradores nos orientavam sobre onde procurar" explica o soldado Hudson, um dos bombeiros que atuaram no local.
.
A guarnição era composta pelo sargento Marcos, fiscal de dia, pelo sargento Magno e pelos soldados Prata, Vinícius e Hudson.
.
 
Efetivo do Quartel do Crato participa de instrução de corrida e natação
Qua, 24 de Maio de 2017 16:58
Efetivo do Quartel do Crato participa de instrução de corrida e natação
.
.
O efetivo da 2ª Seção de Bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros (2ªSB/5°GB), sediado no Quartel do Crato, esteve reunido hoje pela manhã no Crato Tênis Clube para
uma instrução de corrida e natação coordenada pelo major Francisco Noberto dos Santos, comandante da unidade. Também contribuíram para a atividade física os primeiros-tenentes Sócrates Alves Honório de Souza e Jose Aílton Lima dos Santos, e o segundo-tenente João Chaves Alves.
.
"O expediente geral tem se tornado uma rotina para os militares desta unidade. É um momento que tem a finalidade de integrar mais ainda a tropa, já que muitos residem em Fortaleza e nem todos se veem em dias de serviço ordinário. Além disso, as ações voltam-se para estimular o desenvolvimento de técnicas exigidas em atividades fins da corporação.A tropa deve manter um nível de condicionamento físico elevado, fator essencial para a função bombeirística", avalia o tenente Sócrates.
.
Ao final da instrução houve um lanche com predominância de frutas - lembrete de que uma alimentação saudável também é essencial para aumentar a qualidade de vida.
.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Maio 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados