Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Projeto Kitesuf Guarda-Vidas
Ter, 16 de Setembro de 2014 16:27

O Kitesurf Guarda-Vidas é um projeto desenvolvido pela 2ª Seção de Salvamento Marítimo – Quartel do Icaraí (2ª SSMAR) com o objetivo de reduzir o tempo de retirada da vítima de afogamento do mar.


O projeto, realizado através de uma parceria entre os instrutores e praticantes de kitesurf e os guarda-vidas atuantes na Praia do Cumbuco, surgiu da necessidade dos guardas-vidas orientarem os praticantes da modalidade esportiva quanto à segurança dele e dos banhistas, além da possibilidade de utilizar o equipamento de kitesurf para efetuar resgates de afogados, algo inédito no Brasil.


Os velejadores passam por um treinamento ministrado pelos guarda-vidas, onde recebem instruções de prevenção de riscos em áreas marítimas e aprendem técnicas de resgate em emergências aquáticas. Durante o curso, guarda-vidas e velejadores são treinados à utilizar o kitesurf como ferramenta para o atendimento às vítimas de afogamento com o auxílio ou não de flutuadores.


Tempo-resposta


Com a implantação do projeto, foi verificado que o tempo-resposta quando se trata de um resgate de afogamento no mar, partindo da visualização até a retirada da vítima da água, poderia ser realizado em pouco mais 1 minuto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
Desfile de 7 de Setembro
Sex, 12 de Setembro de 2014 11:50

O sol forte e céu azul de Fortaleza fizeram muitas famílias saírem de casa para assistir ao desfile cívico-militar em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil.


O desfile, organizado pela 10ª Região Militar, reuniu mais de 7 mil pessoas na avenida Beira Mar. Teve início por volta das 9 horas com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência.


Marcharam pelotões da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Civil, Agente Penitenciário, colégios militares, colégios particulares e escolas da rede pública de ensino da capital cearense, totalizando 3.790 militares e 3700 civis entre escolas, agremiações e associações. Também participaram do cortejo diversas viaturas das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, pelotões de cavalaria e pelotões com cães.


Prestigiando a tradicional apresentação das tropas às autoridades estiveram presentes o Desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, na ocasião, representando o Governador do Estado do Ceará, bem como o Sr. Wilemar Rodrigues Júnior, Secretário Adjunto da Segurança Pública do Estado, o Coronel BM João Carlos de Araújo Gurgel, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, Comandante Geral da Polícia Militar, o Sr. Raimundo de Sousa Andrade Júnior, Delegado Geral de Policia Civil, e outras autoridades civis e militares.


Desfile do Corpo de Bombeiros Militar


Os bombeiros militares desfilaram ao som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar, destacando-se na tradicional apresentação das tropas às autoridades o comandante da tropa do CBMCE acompanhado por representantes de cada área de atuação bombeirística e a Guarda Bandeira.


Em seguida, marcharam pelotões da Seção de Busca e Salvamento com Cães (SBRESC), de combate a incêndio, de atendimento pré-hospitalar e de guarda-vidas, finalizando ao som das sirenes com a apresentação das viaturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
SSPDS apresenta resultado da "Operação Integrada - Ação Nordeste"
Sex, 05 de Setembro de 2014 09:08
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, nesta sexta-feira (05), às 10 horas, coletiva para apresentação do balanço da "Operação Integrada - Ação Nordeste". Com a participação das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria da Fazenda, a operação, realizada de terça (02) à quinta-feira (04), teve foco primário no combate interestadual à pratica de roubo a bancos com uso de explosivos e crimes conexos.


Na ocasião, será transmitida uma videoconferência com Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para avaliação dos resultados gerais da operação na região Nordeste.


Sobre o CISP - As ações são decorrentes da Portaria nº 1.395, de 20 de agosto de 2014, da lavra do Ministério da Justiça que instituiu a Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste – CISP/Nordeste, da qual o Estado do Ceará faz parte, com o fim de promover a integração entre os órgãos e instituições para o enfrentamento ao crime organizado, a exemplo dos roubos a bancos, tráfico de drogas, armas, explosivos e produtos correlatos, além de prisões de acusados procurados por homicídios e roubos.


Serviço - Coletiva

Local: Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) - Sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo - Fortaleza/CE

Data: sexta-feira (05)
Horário: 10 horas

 
Páscoa dos Militares 2014
Qua, 03 de Setembro de 2014 16:39

Prevista no calendário oficial das Forças Armadas Brasileira, a Páscoa dos Militares foi comemorada nesta terça-feira (2) reunindo membros da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Este ano, o evento foi organizado pelo Exército Brasileiro com celebrações religiosas católicas, espíritas e evangélicas. O significado é o mesmo do calendário cristão, a reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo.


A missa católica aconteceu na Catedral de Fortaleza, celebrada pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Osvino Both, com a participação do Capelão do CBMCE, Francisco das Chagas, o culto evangélico na Igreja Batista Alvorada com o pastor TC EB Denílson Moreira, e a reunião espírita no auditório da 10ª Região Militar sobre a organização do Cap EB Renato Batista Cunha.


Páscoa dos Militares


Considerada “fora de época", a Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1924. A celebração em data diferenciada foi estabelecida para os militares que no período da Páscoa estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar das celebrações religiosas.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Setembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados