Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Oficial do CBMCE recebe Medalha Defesa Civil Nacional
Qua, 22 de Novembro de 2017 18:25

Oficial do CBMCE recebe Medalha Defesa Civil Nacional

 


Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, na Procuradoria Geral da República, em Brasília, o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual de Defesa Civil do Ceará, foi agraciado pelo Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, com a Medalha Defesa Civil Nacional, no grau de Comendador.

A medalha foi instituída pelo Decreto nº 4.257, de 6 de maio de 2012, e se destina a distinguir e galardoar, anualmente, até cinquenta personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao País e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil.

O coronel Cleyton está à frente da Defesa Civil Estadual desde junho de 2014, tendo gerenciado importantes ações emergenciais para a garantia do abastecimento de água da população cearense neste período de seca. "Me sinto muito feliz e lisonjeado ao receber tamanha honraria, porém, o que mais me alegra é ter tido o reconhecimento nacional pelos serviços prestados ao povo cearense; ter a consciência de que, de alguma forma, pude contribuir para a minimização do sofrimento do meu povo, principalmente daqueles que sofrem com a crise hídrica que assola o Ceará por mais de cinco anos consecutivos", ressaltou.
 
Workshop reúne comandantes de unidades do CBMCE para discutir planejamento estratégico
Seg, 20 de Novembro de 2017 15:53

Workshop reúne comandantes de unidades do CBMCE para discutir planejamento estratégico

 

 

Cerca de 50 comandantes e comandantes-adjuntos de unidades operacionais e administrativas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estiveram reunidos ontem e hoje no Salão Nobre do Quartel Central da Corporação, para participar do workshop Planejamento estratégico do CBMCE para o ano de 2018.

Cada oficial teve cerca de dez minutos para apresentar a superiores e pares as estatísticas parciais de sua unidade em 2017, além de um resumo das operações desenvolvidas no ano, registros fotográficos do efetivo com fotos coletivas e individuais atualizadas, a relação de projetos sociais sob a responsabilidade da unidade, uma lista de viaturas e equipamentos de que dispõe e as demandas para o ano de 2018.

"Nosso objetivo é elaborar um documento compilando todas as necessidades apresentadas por cada unidade operacional, que, coletivamente, são as necessidades do próprio Corpo de Bombeiros para o ano de 2018. Com base neste material, teremos o norte do que priorizar, do buscar, do que pleitear para a nossa Corporação", explica o coronel comandante-geral Heraldo Maia Pacheco.
.
Ontem à tarde, compareceu à reunião o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que aproveitou a presença de todos os comandantes de unidades operacionais e administrativas do CBMCE para apresentar as ações que a SSPDS vem desenvolvendo no intuito de melhorar as condições estruturais e de pessoal das vinculadas, em especial, do Corpo de Bombeiros. "Desde que assumi a secretaria da segurança pública tenho me mostrado aberto ao diálogo e tento atender às demandas que nos são colocadas. Temos conquistas recentes: aquisição de novos aparelhos, apoio jurídico e psicológico aos integrantes da SSPDS, aquisição de novas viaturas e, futuramente, o governo do estado já sinalizou a intenção de aumentar o efetivo através da convocação dos candidatos remanescentes do último concurso."
 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
Quase 8 mil estudantes se preparam para seleção do Colégio dos Bombeiros
Sex, 17 de Novembro de 2017 08:30

Quase 8 mil estudantes se preparam para seleção do Colégio dos Bombeiros

 


Quase 8 mil meninos e meninas estão em contagem regressiva para participarem do processo seletivo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB). A seleção, com foco no ano letivo de 2018, vai garantir a entrada de novos 150 alunos na instituição. As provas do certame serão realizadas de hoje até domingo, em dois locais (pela manhã e tarde), com vagas para séries do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. 

De acordo com o coronel Nildson Oliveira, diretor do CMCB, o número de inscritos é recorde na história da instituição. “A alta procura se dá pelos resultados que o colégio vem apresentando. Estamos no primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado em relação ao que foi alcançado em alguns certames nacionais, como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, pontua o gestor, com muito orgulho pelo crescimento do CMCB, e completa: “Nosso ensino é de alta qualidade. Isso (alta procura) nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.

Estão abertas 150 vagas para estudantes do 1º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II e do 1º e 3º anos do Ensino Médio. Ao todo, 7.759 pessoas foram inscritos no certame. A cearense Bianca Gomes da Silva Guerra, de 10 anos, é uma delas. “Estou com muitas expectativas. Tenho certeza de que vou passar”, declara a menina, que justifica sua segurança na dedicação que teve para a seleção. “Eu me preparei e Deus vai me abençoar”, enfatiza. A mãe de Bianca, Bárbara Guerra, é educadora e explica a escolha do CMCB como centro educacional para a filha: “Escolhemos pela qualidade e organização no ensino. A falta de respeito no ambiente escolar é algo que nos preocupa e acontece em muitas escolas (...). A padronização e disciplina do Colégio dos Bombeiros passam seriedade para nós. Afinal, confiamos nossos filhos à instituição”, declara a educadora, que disse à filha: “Você só precisa de uma vaga. É com esforço e dedicação que vai conseguir”, sobre a alta concorrência. 

Mãe e filha souberam do processo seletivo pelo site da instituição. Bianca fará a prova no dia 18 (sábado), no período da tarde, para o 6º ano do Ensino Fundamental. Ela vai acompanhada da genitora, mas o pai, Erdene Guerra, também contribui nos estudos da menina e toda a família está com boas expectativas sobre a nova escola. “Tenho esperança em Deus e a certeza de forma muito positiva de que eles (novos estudantes) vêm com nível intelectual acima da média, por vencer o grande desafio da concorrência pelo recorde na procura”, projeta o coronel Nildson, sobre os futuros aprovados na seleção.

Locais e horários


A prova será aplicada em dois turnos (manhã e tarde) entre os três dias de realização no próprio Colégio dos Bombeiros e no Colégio Olinto Sturdart. No primeiro horário, os portões serão abertos às 7 horas, com início do certame às 8h, seguindo até às 11h. Já no período da tarde, os candidatos terão acesso aos locais a partir de 13 horas, com início da prova às 14h e término às 17h.

O que levar


Os candidatos precisam ficar atentos aos documentos exigidos no momento da prova. Quem vai concorrer às vagas das séries do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental precisa levar consigo a certidão de nascimento. Já os candidatos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio devem apresentar carteira de identidade, além do cartão de prova. É importante que todos cheguem com uma hora de antecedência nos locais de prova. Vale ressaltar que não será permitida a entrada de candidato portando celulares ou equipamentos eletrônicos. Os aprovados começaram o ano letivo de 2018 no dia 22 de janeiro, já na nova escola. “Desejo sucesso e que Deus abençoe a todos”, completa o diretor do Colégio do CMCB.

Serviço:
Colégio dos Bombeiros: Rua Adriano Martins, 436, bairro Jacarecanga
Colégio Olinto Sturdart: Rua Oscar Pedreira, 98, bairro Jacarecanga
 
Proximidade da estação chuvosa: Defesa Civil do Estado recomenda às Prefeituras o monitoramento da segurança de pequenas barragens
Qui, 16 de Novembro de 2017 08:47

 

Considerando o objetivo da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil de promover a identificação e avaliação das vulnerabilidades a desastres, de modo a evitar ou reduzir sua ocorrência, bem como o objetivo da Política Nacional de Segurança de Barragens, de garantir a observância de padrões de segurança de barragens de maneira a reduzir a possibilidade de acidente e suas consequências, e diante da proximidade da estação chuvosa, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) tem recomendando oficialmente aos Municípios cearenses a intensificação do monitoramento da segurança de barragens, especialmente as de pequeno porte.


A Lei 12.334/2010 estabelece que a responsabilidade legal pela segurança da barragem é do empreendedor, que é o agente privado ou governamental com direito real sobre as terras onde se localizam a barragem e o reservatório ou que explore a barragem para benefício próprio ou da coletividade. Os empreendedores devem manter atualizadas as informações relativas às suas barragens junto à respectiva entidade fiscalizadora, que no caso das barragens para acúmulo de água no Ceará é a Secretaria dos Recursos Hídricos, à qual está vinculada a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).


A Lei também prevê que o empreendedor da barragem deve permitir o acesso irrestrito dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ao local da barragem e à sua documentação de segurança. Os Municípios, nos termos da Lei 12.608/2012, têm a competência de vistoriar as áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco.


Essa previsão legal permite aos agentes das Defesas Civis dos Municípios averiguar as situações de risco para buscar soluções junto aos órgãos setoriais e de apoio, visando à garantia da segurança da população e a redução de danos e prejuízos.


Para comunicar situações de risco de rompimento de barragens, entre em contato com a Defesa Civil do seu Município (acesse os contatos AQUI).

 

 

Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados