Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA CAT
Sex, 23 de Janeiro de 2015 09:54

Para se iniciar a utilização de uma construção ou edificação, é necessário que se obtenha o Certificado de Conformidade, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará através da CAT – Coordenadoria de Atividades Técnicas, após devida análise de Projeto de Prevenção Combate a Incêndio e Pânico, bem como a sua respectiva vistoria técnica, com a finalidade de verificar a conformidade do projeto e das obras com as exigências da Lei nº 13.556 e Decreto nº 28.085 e de Normas Técnicas - NT.

No que diz respeito à área construída, se for menor que 750 m² e/ou que tenha até 02 (dois) pavimentos, faz-se necessário a seguinte documentação para requerer a vistoria: CNPJ Padrão; Notas fiscais de compra ou recarga dos extintores (original/ 2ª via/ cópia autenticada); Cópia do IPTU ou Certidão Negativa da prefeitura (deve constar a área do terreno e área total construída/edificada). Além disso, os equipamentos exigidos no local da vistoria são: 1 – Extintores contra incêndio (sinalizados); 2- Saída de emergência; 3- Sinalização de emergência; 4- iluminação de emergência; 5 – Central de GLP – conforme NT (Norma Técnica), que é o gás de cozinha, deve estar fora da edificação e deve ser realizado o teste contra vazamento por um profissional habilitado com CREA/CAU. Se encaixam nesse perfil estabelecimentos como lanchonete, padaria, restaurante, bar, etc.

No caso de a edificação ou construção possuir mais de 750 m² e/ou ter 02 (dois) pavimentos, a seguinte documentação se faz necessária: Projeto contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Plantas, Memoriais, Certificado de Aprovação e comprovante de pagamento de taxa) contendo todos os itens de segurança; CNPJ Padrão; Notas fiscais de compra ou recarga dos extintores (original/ 2ª via/ cópia autenticada); Cópia do IPTU ou Certidão Negativa da prefeitura (deve constar a área do terreno e área total construída/edificada). Os equipamentos exigidos, nesse caso, no local da vistoria são: 1- Extintores contra incêndio (sinalizados); 2- Saída, sinalização e iluminação de emergência; 3- Alarmes, Canalização, Sprinklers, etc. (conforme norma técnica específica; 4- Brigada de incêndio – Ficha do Assessor Técnico; 5- Central de GLP – conforme NT (Norma Técnica), que é o gás de cozinha, deve estar fora da edificação e deve ser realizado o teste contra vazamento por um profissional habilitado com CREA/CAU; 6- E, caso exista, SPDA – Sistema de Para-raios, que deve sofrer o devido teste de funcionamento por um profissional engenheiro elétrico competente.

Para edificação com reunião de público com mais de 100 pessoas em local fechado ou evento com estruturas de montagem (buffet, casa de show, boate, restaurante fechado, etc.), é necessário a seguinte documentação: Projeto contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Plantas, Memoriais, Certificado de Aprovação e comprovante de pagamento de taxa) contendo todos os itens de segurança; CNPJ Padrão; Notas fiscais de compra ou recarga dos extintores (original/ 2ª via/ cópia autenticada); Cópia do IPTU ou Certidão Negativa da prefeitura (deve constar a área do terreno e área total construída/edificada). Além disso, os equipamentos exigidos no local da vistoria são: 1 – Extintores contra incêndio (sinalizados); 2- Saída de emergência; 3- Sinalização de emergência; 4- iluminação de emergência; 5 – Central de GLP – conforme NT (Norma Técnica), que é o gás de cozinha, deve estar fora da edificação e deve ser realizado o teste de contra vazamento por um profissional habilitado com CREA/CAU; 6- E SPDA – Sistema de Para-raios, que deve sofrer o devido teste de funcionamento por um profissional engenheiro elétrico competente.

As estatísticas de 2014 comprovam que a CAT teve um aumento de quase 50% na demanda de seus serviços em relação ao ano de 2013. Itens como Certificado de Aprovação, Laudo de Correção, Certificado de Conformidade, Relatório de Irregularidades e Invalidados só demonstram a importância da coordenadoria para a segurança dos cidadãos em construções e edificações de todas as Áreas Integradas de Segurança (AIS) existentes em nosso estado.

Para contactar a CAT e também para solicitar maiores informações:

Site – www.bombeiros.ce.gov.br/ onde você poderá acompanhar o seu processo e saber se ele foi finalizado, como também se informar sobre normas técnicas, taxas, documentação, etc.;

E-mail -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ;

Telefones – 3101.2223/3101.2396.


--
Assessoria de Comunicação
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Telefone: (85)31012211
 
CBMCE alerta para riscos de raios no Ceará.
Ter, 13 de Janeiro de 2015 14:21





Com o advento do período de chuvas aumenta o número de ocorrências, desde quedas de árvores, acidentes de trânsito, enchentes, incêndios provocados por curto-circuitos devido a infiltrações que entram em contato com a rede elétrica, incidentes com raios, etc.


Os raios consistem em descargas elétricas que podem causar danos às pessoas, ao meio ambiente (animais, plantas) e ao patrimônio. Desde destruição de residências que venham a ser atingidas, bem como "explosão" de transformadores da rede de energia elétrica, além de danos eletrodomésticos, mesmo que tenham caído a longa distância das residências. Nas pessoas, dependendo da intensidade da corrente, pode ocorrer uma centelha externa por onde a corrente elétrica passa sobre a superfície do corpo. Isso pode causar queimaduras, principalmente nas partes superior e inferior do corpo, especificamente na cabeça, nos ombros e no pescoço. A pessoa também pode se ferir quando o raio a faz cair ou quando é arremessada pelo ar. As mortes instantâneas são geralmente atribuídas à parada cardíaca ou cardiopulmonar. Por isso, ao verificar que uma pessoa foi atingida por um raio e encontra-se inconsciente, é indispensável para a manutenção de sua vida que se inicie imediatamente manobras de massagem cardio-respiratória (RCP).


Abaixo, vamos elencar medidas de prevenção contra acidentes com raios:


    -Durante as tempestades fique em casa.


    -A possibilidade de você ser atingido por um raio em um temporal inicia-se meia hora antes e continua até cerca de meia hora após sua atividade máxima. Mantenha-se protegido nesse tempo.


    -Não entre em contato com materiais ou estruturas metálicas (cercas, arames, alambrados, tendas, barracas, guarda-chuvas, postes, linhas telefônicas ou elétricas) durante a tempestade;


    -Se estiver fora de casa, procurar se abrigar dentro de um carro, com as janelas fechadas e sem contato com partes metálicas;


    -Procure se abrigar no interior de edificações. E dentro das edificações, permaneça longe de janelas ou portas;


    -Não se aproxime de árvores isoladas ou antenas ou torres;


    -Procurar não permanecer dentro d'água;


    -Desligue todos aparelhos eletrodomésticos das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.


    -Só use o telefone somente em uma emergência pois os raios podem alcançar a linha telefônica aérea;


    -Existe um mito de que espelhos atraem raios. Não atraem;


    -Outro mito é o de que raios não caem duas vezes no mesmo local.


    -Evite estar a bordo de embarcações de pequeno porte;


    -Evitar praias, piscinas, áreas abertos ou picos desprotegidos;


    -Evitar locais de grande aglomeração de pessoas, já que a corrente pode passar indiretamente sem que haja contato;


    -Fugir de locais de armazenamento de produtos inflamáveis;


A adoção dessas medidas simples pode evitar ou reduzir os danos provocados por esse fenômeno natural e imprevisível. O Corpo de Bombeiros atende qualquer ocorrência 24 horas por dia atendendo pelo número 193.

 
Feliz Natal e um Próspero 2015!
Ter, 23 de Dezembro de 2014 15:02

 

 

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
Cat - escada de emergencia
Seg, 28 de Novembro de 2011 17:15

Informamos que a partir do dia 01 de setembro de 2011, os projetos apresentados deverão atender na íntegra o que prescreve a NT-05, que trata de SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, principalmente no tocante a adoção de dois poços de exaustão para as escadas à prova de fumaça. Este norma, Nt-05/2008, segue os parâmetros recomendados pela NBR-9077 já adotada pela grande maioria dos profissionais projetistas.


A fórmula constante na letra b) do item 4.7.11.2 da NT-05/2008 refere-se á área mínima que deve possuir cada um dos poços, ou seja, esta área não é para ser dividida entre os dois poços e sim adotada como mínima para cada um deles (Duto de Entrada e Duto de Saída).

 


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Janeiro 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados