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Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Defesa Civil: passo a passo para a decretação de situação de emergência por seca em outubro de 2016
Qua, 28 de Setembro de 2016 14:38

Este Passo a Passo foi elaborado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC-CE) para auxiliar os coordenadores e agentes de proteção e defesa civil operadores do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) na declaração de situação de emergência por seca, devido à continuidade do desastre no ano de 2016.

Caso não haja, no Município, usuário cadastrado para acessar o S2ID, favor clicar AQUI para saber como solicitar acesso ao S2ID.

Havendo usuário já cadastrado para acessar o S2ID, seguir os procedimentos abaixo.

O prazo para finalização do processo se encerrará no dia 06/10/2016 (quinta-feira).

 

1. Acessar, entre os dias 04 e 06/10/2016, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), no endereço s2id.mi.gov.br e clicar na opção “Município/Estado”.


 

2. Inserir o e-mail (cadastrado por ocasião da solicitação de acesso ao sistema) e senha e clicar em “Acessar o sistema”.


 

Observações:

Caso tenha problemas para acessar o sistema, o usuário deverá ligar para (61) 2034-4600 ou enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Por questões de segurança, para sair do S2ID o usuário deverá sempre clicar em "Sair do Sistema" (canto superior direito da tela); caso contrário, ao retornar ao sistema logo em seguida ou tentar abri-lo noutro navegador, não será possível efetuar o acesso antes de decorridos 30 minutos e aparecerá a mensagem "Sessão já iniciada por este usuário em dia/mês/ano hh:mm:ss!".

 

3. Atualizar os dados do usuário, se necessário, e clicar em “Avançar” para ir à próxima tela.

 


 

4. Clicar no botão “Novo Registro” para acessar as abas dos documentos a serem preenchidos.


 


Observação: Caso o usuário futuramente retorne ao sistema para complementar o registro já criado e não concluído, deverá clicar na opção "Acompanhamento" e localizar o registro que deseja editar/alterar.

 

5. Será aberta a página do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) o qual deverá ser preenchido completamente.

A CEDEC disponibiliza AQUI um modelo de FIDE preenchido.

Fica também disponibilizada AQUI uma planilha com dados dos Municípios (população, PIB, RCL), bem como dos prejuízos públicos relacionados ao abastecimento d'água e dos prejuízos privados relacionados à perda de safra, por Município, de acordo com os levantamentos feitos pela CEDEC junto aos órgãos federais e estaduais.

Preenchido todo o FIDE, clicar em “Salvar Registro”. (Após salvar as informações preenchidas no FIDE, as outras abas do processo serão habilitadas automaticamente).


 

Observação: Todos os valores de prejuízos  públicos e privados registrados no FIDE devem ser comprovados por meio de laudos/relatórios emitidos pelos respectivos órgãos responsáveis e anexados na aba "Anexos" do S2ID.

 

6. Clicar na aba “DMATE” e preencher completamente o formulário.

A CEDEC disponibiliza AQUI um modelo de DMATE preenchido.




 

7. Após gravar as informações preenchidas na DMATE, clicar na aba “Relatório Fotográfico” e inserir de 2 a 5 imagens recentes da seca no município (por exemplo: reservatórios secos, animais mortos, plantações perdidas etc.).

Em seguida descreva a situação retratada nas imagens (por exemplo: local onde foi fotografada a imagem, os danos retratados, o impacto local do dano e as pessoas afetadas).

Na sequência, deve-se selecionar, com a maior precisão possível no mapa, o local onde foram registradas as imagens; para isso basta clicar no mapa.

(O sistema converte imagens para o tamanho padrão de 500kb, portanto, caso o arquivo seja maior do que o padronizado poderá demorar um pouco para carregar cada imagem. A imagem só estará anexada quando se torna possível sua visualização.)

Após esse processo, clique em “Salvar formulário”.




 

8. Após gravar as fotos, clicar na aba "Anexos" para incluir os seguintes documentos, devidamente assinados:

- Decreto Municipal de Declaração de Situação de Emergência por Seca (modelo AQUI);

- Ofício Requerimento de Solicitação de Reconhecimento Federal (modelo AQUI) e de Homologação Estadual (modelo AQUI);

- Parecer Favorável do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil (modelo AQUI);

- Outros documentos: laudos/relatórios comprovantes dos dados/valores registrados no Formulário de Informações do Desastre (FIDE).


 

Observações:

Para agilizar o processo de reconhecimento federal da situação de emergência declarada pelo Município, a CEDEC-CE analisa os processos municipais registrados no S2ID e, caso o processo esteja de acordo com as normas vigentes, propõe ao Governo do Estado a publicação de um Decreto de Declaração de Situação de Emergência englobando todos os municípios afetados pela seca. Esse Decreto é enviado ao Governo Federal juntamente com os processos municipais agrupados no S2ID pela CEDEC.

Assim, o usuário municipal, ao final do processo, não deve clicar em "Enviar para reconhecimento federal" ou em "Enviar para homologação estadual", pois isso impedirá o agrupamento do processo para compor a declaração unificada de situação de emergência a ser decretada pelo Governo do Estado.

Ao final do registro do processo no S2ID, o usuário municipal deve informar a CEDEC por meio dos telefones (85) 3101-2126 / 3101-4582 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , para que sejam feitas as análises e dado prosseguimento ao processo para o reconhecimento federal.

 

Observações finais:

1. Não é necessário imprimir e enviar a documentação em meio físico ou por e-mail. Ao serem postados no S2ID, os dados ficam automaticamente disponíveis para análise, tanto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, quanto pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

2. Para sanar dúvidas relativas ao funcionamento do S2ID, favor ligar para (61) 2034-4600 (falar com um servidor da Divisão de Reconhecimento).

3. Havendo dúvidas no preenchimento dos dados, pode-se enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou ligar para (85) 3101-2126 (falar com o sargento Paiva Júnior) ou (85) 3101-4582 (falar com o capitão Aluizio Freitas).

 
1ªSSMAR promove reunião para tratar do serviço de salvamento aquático na Praia do Futuro
Qui, 29 de Setembro de 2016 14:21

Em reunião realizada nesta última quarta-feira (28), a Associação dos Empresários da Praia do Futuro firmou compromisso com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) de realizar manutenção nas torres dos guarda vidas da referida praia.
A reunião faz parte de um trabalho conjunto para melhoria das condições de trabalho dos guarda vidas daquela área.

Estiveram presentes o Major Jectan Vital de Oliveira, comandante da 1a SSMAR/NBS; a Sra. Fátima Queiroz, Presidente da Associação; o Sr. Milton, proprietário de uma das barracas, bem como 03 guarda vidas do CBMCE.

Aproveitando a oportunidade, ficou ainda estabelecido um futuro contato para dar início ao planejamento da operação de prevenção de afogamentos na alta estação, compreendida do início de dezembro ao término do carnaval.



 
Bombeiros capturam jacaré de espécie ameaçada de extinção em Quixeramobim
Qui, 15 de Setembro de 2016 12:12





Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará capturou um jacaré-do-papo-amarelo, na terça-feira (13), em Quixeramobim, na localidade de Freitas, no poço da Serra, zona rural do município. O animal, que está na lista que corre risco de extinção, estava em uma propriedade particular a 25 quilômetros da sede do município. Seis militares participaram da ação de captura do réptil.


Os proprietários de uma fazenda da região solicitaram ajuda à unidade dos Bombeiros em Quixeramobim, após perceberem que os patos da fazenda estavam sumindo. Ao lado da propriedade, há uma unidade de conservação particular, situada próxima às margens do Rio Quixeramobim.


“Acreditamos que, por causa da seca, o animal estava em busca de alimento, já que as áreas alagadas próximas ao local onde o animal foi encontrado estão bem secas“, disse o comandante dos Bombeiros da Área Integrada de Segurança 15, Major Landim.


O réptil, com cerca de 2 metros, foi capturado com auxílio de um cambão, ferramenta utilizada para imobilizar a boca do animal e facilitar o controle do bicho. O jacaré-do-papo-amarelo, que faz parte da lista de animais em extinção no Brasil, foi solto em uma área de proteção ambiental no município.



Serviço de captura


O Corpo de Bombeiros atua também no trabalho de salvamento, resgate e captura de animais silvestres. Para solicitar o serviço, basta ligar para o telefone 193. O Major Landim ressalta para a população não tentar imobilizar o animal antes da chegadas dos bombeiros. “Para evitar que tanto a pessoa como o animal não corram riscos desnecessários, nós alertamos que as pessoas preservem o local onde o animal estiver e não utilizem ferramentas inapropriadas que possam machucar o bicho", orienta.


Fonte: SSPDS
 
Oferta de Cursos - EGP
Ter, 20 de Setembro de 2016 15:56
A ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA OFERTA VAGAS NOS SEGUINTES CURSOS:


Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
MODALIDADE: Presencial
EIXO TEMÁTICO: ) Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
CARGA HORÁRIA: 80h/a
PERÍODO: 19 a 23/09; 26 a 30/09; 03 a 07/10 e 10, 11, 13, 14 e 17/10/2016
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Sala 3 - EGPCE
VAGAS OFERTADAS: 25

PÚBLICO-ALVO: Servidores/Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual.



Gestão Arquivística de Documentos Públicos
MODALIDADE: Presencial
EIXO TEMÁTICO: Modernização Organizacional
CARGA HORÁRIA: 40h/a
PERÍODO: 19 a 23 e 26 a 30/09/2016
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Sala 1 - EGPCE
VAGAS OFERTADAS: 40



Gestão ambiental na administração pública: A3P em ação
MODALIDADE: Presencial
EIXO TEMÁTICO: Desenvolvimento Sustentável
CARGA HORÁRIA: 20h/a
PERÍODO: 26 a 30/09/2016
HORÁRIO: 13h às 17h
LOCAL: Sala 4 - EGPCE
VAGAS OFERTADAS: 40



ATENDIMENTO AO CIDADÃO
EIXO TEMÁTICO: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
CARGA HORÁRIA: 20h/a
PERÍODO: 03/10 a 17/10/2016
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL @NedGov
INSCRIÇÕES: De 14/09 a 28/09/2016


GESTÃO DE COMPRAS
EIXO TEMÁTICO: Administrativo-Financeiro
CARGA HORÁRIA: 60 H/A
PERÍODO: 03/10 a 30/11/2016
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL @NedGov

INSCRIÇÕES: 14 a 28/09



PORTUGUÊS NO DIA A DIA
EIXO TEMÁTICO: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
CARGA HORÁRIA: 30 H/A
PERÍODO: 03 a 31/10/2016
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL @NedGov
INSCRIÇÕES: 14/09 a 28/09


GESTÃO AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A3P EM AÇÃO
MODALIDADE: Presencial
EIXO TEMÁTICO: Desenvolvimento Sustentável
CARGA HORÁRIA: 20h/a
PERÍODO: 26 a 30/09/2016
HORÁRIO: 13h às 17h
LOCAL: Sala 4 – EGPCE
VAGAS OFERTADAS: 40



Gestão Arquivística de Documentos Públicos
MODALIDADE: PRESENCIAL
EIXO TEMÁTICO: Modernização Organizacional
CARGA HORÁRIA: 40h/a
PERÍODO: 19 a 23 e 26 a 30/09/2016
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Sala 1 - EGPCE




Serviços e processos de Perícia Médica – Turma Exclusiva - Fortaleza
MODALIDADE: PRESENCIAL
EIXO TEMÁTICO: Administrativo-Financeiro
CARGA HORÁRIA:4h/a
PERÍODO: 20/09/2016
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Auditório da Seplag – 3o andar



LibreOffice - Calc - Intermediário
MODALIDADE: PRESENCIAL
EIXO TEMÁTICO: Tecnologia da Informação e Comunicação
CARGA HORÁRIA: 20h/a
PERÍODO: 26 a 30/09/2016
HORÁRIO:8h às 12h
LOCAL: Lab. B – EGPCE



Gestão da Qualidade

MODALIDADE: PRESENCIAL

EIXO TEMÁTICO: Planejamento, Orçamento e Finanças

CARGA HORÁRIA: 20h/a

PERÍODO: 26 a 30/09/2016

HORÁRIO:Dia 26/09/2016 – 8h às 12h e Dias 27 a 30/09/2016 - 13h às 17h

LOCAL: Dia 26 – Sala Multiuso - EGPCE e Dias 27 a 30 - Sala 1 - EGPCE

 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










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Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
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(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
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Fone: (85) 3101.2219

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