Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Defesa Civil Estadual adota novo colete
Seg, 23 de Março de 2015 18:24

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) adotou um novo colete para identificação dos seus integrantes. O colete tem predominância da cor azul, que para a Defesa Civil representa a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade com que executa suas atividades.


A CEDEC conta atualmente com um efetivo de 50 bombeiros militares, 10 servidores civis e 12 funcionários terceirizados, totalizando 72 integrantes distribuídos em seis áreas: coordenação, prevenção de desastres, resposta a desastres, recuperação de cenários atingidos por desastres, administrativo-financeiro e apoio.


Dentre as atividades desenvolvidas pela atual gestão da CEDEC, coordenada pelo Tenente Coronel Cleyton Bastos Bezerra, destacam-se: a capacitação dos agentes municipais e estaduais de defesa civil; a integração com os órgãos setoriais e de apoio à proteção e à defesa civil, especialmente por meio do Comitê Integrado de Combate à Estiagem; o monitoramento das informações meteorológicas, das atividades sísmicas e dos reservatórios hídricos; o alerta preventivo de eventos adversos; o apoio à organização comunitária em proteção e defesa civil; o socorro e a assistência humanitária aos afetados por desastres, especialmente na resposta à seca por meio da instalação de poços e da Operação Carro Pipa; e a decretação ou homologação de situações de emergência ou calamidades públicas provocadas por desastres.


 

 


 
NBS realiza competições e solenidade em alusão ao seu 15º aniversário.
Ter, 17 de Março de 2015 10:15

 




Por ocasião do aniversário de 15 anos do quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), nos dias 12 e 13 de março de 2015 foram realizadas, na praia da Av. Leste-Oeste, competições de salvamento aquático e terrestre com o objetivo de integrar as unidades operacionais e desenvolver o estímulo ao treinamento físico e técnico da tropa. A premiação dos bombeiros atletas se deu numa solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira (16) na sede do NBS, oportunidade em que foram também homenageados civis e militares que contribuem para o crescimento desta importante unidade operacional do CBMCE.

 


-Das competições: segue relação das categorias nas provas em equipe e individuais.

Duathlon por equipe:

1º lugar – Mucuripe (33 minutos e 52 segundos)

2º lugar – NBS (35 minutos e 42 segundos).


Bote a Remo por equipe:

1º lugar – Mucuripe (09 minutos e 15 segundos)

2º lugar – NBS (11 minutos e 29 segundos)


Duathlon Individual 25 a 35 anos:

1º lugar – Sd BM Jairo

2º lugar – Cap QOBM Burlamaqui

3º lugar – Sd BM Aderaldo


Duathlon Individual 36 a 45 anos:

1º lugar – 1º Sgt BM Saraiva

2º lugar – Maj QOBM Glêdson

3º lugar – Cb BM Nobre


Duathlon Individual acima de 46 anos:

1º lugar – ST BM Cordeiro

2º lugar – Ten QOABM Erasmo


Bombeiro de Aço:

1º lugar – 1º Sgt BM Mauá

2º lugar – Sd BM Daniel Lima

3º lugar – Maj QOBM Barreto


Todos os atletas vencedores, acima citados, receberam na solenidade um troféu de participação e uma quantia em dinheiro como reconhecimento pelo esforço empregado nas provas.

 


-Da solenidade:

Estiveram presentes, além dos Comandantes Geral e Adjunto do CBMCE, Cel QOBM Gurgel e Cel QOBM Heraldo, o Cel QOBM Hélcio, Cel QOBM Moreira, Cel QOBM Marcelo, Ten Cel Carlos Viana, Ten Cel Nildson, Ten Cel William, membros da banda de música do CBMCE e alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do CBMCE.


Durante a solenidade foram homenageados parceiros do NBS que sempre prestam serviços e contribuem de alguma forma para o sucesso da unidade, a saber: o Deputado Federal Cabo PM Sabino; o Deputado Estadual Cap QOPM RR Wagner Sousa; o Cel QOBM RR Adalberto; o 1º Ten QOABM Machado; o 1º Sgt BM Lailson; o Sr. Reginauro Sousa, presidente da APS; e o sr. Haroldo que cedeu suas instalações para a realização das competições.


Fizeram o uso da palavra o Ilmo. Comandante do NBS, Ten Cel QOBM Luiz Carlos Viana e o Exmo. Comandante Geral do CBMCE Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel. Ambos enalteceram a importância dos valorosos bombeiros que compõem esta unidade de salvamento e ratificaram o orgulho que têm ao comandar esta tropa de heróis. Ao final da solenidade foi servido um café da manhã para todos os presentes.

 


-Sobre o NBS:

O prédio foi inaugurado no ano 2000, tendo passado de seção para Grupamento de Busca e Salvamento. Com o advento da Lei de Organização Básica do CBMCE nº 13,438 de 07 de janeiro de 2004, o grupamento passou a ser chamado Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), nome que se mantem até os dias atuais.


Situado na Av. Presidente Castelo Branco, 1000, bairro Moura Brasil, esta unidade é responsável por administrar estágios de salvamento terrestre e em alturas, salvamento aquático e cursos de mergulho autônomo. A área de atuação abrange todo o território cearense. Dentre as principais ocorrências atendidas podemos citar retirada de vítimas presas em ferragens, capturas de animais silvestres, resgate de suicidas, resgate de cadáveres, apoio a grandes incêndios, desabamentos, inundações, entre outros.


Em janeiro de 2006, o quartel passou a receber o nome da primeira mulher militar estadual do Brasil – Major QOBM Rosana Buson Pompeu de Sousa Brasil – a concluir o curso de piloto de aeronave (helicóptero) como homenagem póstuma em virtude de um acidente que ceifou sua vida no dia 29 de dezembro de 2005, ocasião em que a Maj Buson se encontrava de serviço no helicóptero da CIOPAER.




Para ter acesso à galeria de fotos das competições, clique AQUI.

Abaixo, fotos da solenidade de premiação dos atletas e aniversário do NBS.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
Edificações Certificadas pelo CBMCE
Sex, 07 de Setembro de 2012 09:32
O Corpo de Bombeiros do Ceará publica a Relação de Edificações de todo o Estado que possuem CERTIFICADO DE CONFORMIDADE.







Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2012

Relação de Edificações Certificadas(*) - Ano 2011










---------------------------------------------------------------------------------------------
Veja também a Relação dos Projetos Contra Incêndio Aprovados
---------------------------------------------------------------------------------------------























(*) Edificações que obtiveram CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

O Certificado de Conformidade tem validade máxima de 1 Ano.
 
NBS promove competições de salvamento em comemoração ao ao 15º aniversário da unidade
Ter, 10 de Março de 2015 08:46

Com o objetivo de promover atividades alusivas ao 15º aniversário do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), será realizada nos dias 12 e 13 de março (quinta e sexta-feira) uma competição de salvamento, e no dia 16 de março (segunda-feira), ás 08hs00, uma formatura. Os quarteis da capital e região metropolitana poderão mandar representantes. Para maiores informações acerca das inscrições, procurar o Sgt BM Feitosa, no NBS, ou através dos telefones 31014677/ 31014776.


Local / Data / Hora:
  • Local: Pátio interno da Unidade e praia da Leste Oeste;

  • Data: 12, 13 e 16 de Março (Quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira) do correte ano;
  • Horário: 07h00 às 12h30 nos dias 12 e 13, na praia da Leste Oeste em frente a Barraca O Haroldo. E formatura do dia 16 às 8hs no quartel do NBS;
  • Uniforme: Nas competições sunga e camiseta e na formatura instrução completo;
  • Data das inscrições: 26 de fevereiro até 11 de março do corrente ano, na ajudância do NBS em horário de expediente. Responsável pelas inscrições: Sgt Feitosa.

Modalidades:


COMPETIÇÃO DE DUATHLON POR EQUIPE:


Quantidade de participantes por equipe: 5 militares sendo 01 reserva, ou no mínimo 4 militares sem reserva;

Uniforme: na fase aquática: sunga e camiseta e na fase terrestre educação física completo;

Inscrições: 18 de Fevereiro a 10 de março;

Horário de início da competição 7hs:30min;

Local: Ajudância do Núcleo de Busca e Salvamento;

Dia da competição: 12 de março

Responsável pelas inscrições: Sgt Mércio das Chagas Feitosa;

A ficha de inscrição constará como anexo II desta NI;

Norma Reguladora da competição de Duathlon:

Fase aquática:

Largada em frente a Barraca “O Haroldo” na praia da Marinha. O competidor nada em estilo livre em direção à boia de número 01, depois em direção a boia número 02 e vai em direção a faixa de areia, para fazer a transição.

Na areia o nadador se desloca até tocar na mão do outro competidor de sua equipe.

Na fase terrestre:

O competidor que estava na faixa de areia, após ser tocada pelo nadador começa a correr saindo em direção a um ponto localizado no calçadão da Leste Oeste que será balizado por membro da equipe de arbitragem. O trajeto segue pelo calçadão passa em frente ao NBS e termina na Barraca do Haroldo.

 

 


COMPETIÇÃO DE DUATHLON INDIVIDUAL:


Quantidade de participantes por quartel é ilimitado

Uniforme: na fase aquática: sunga e camiseta e na fase terrestre educação física completo;

Horário de início da competição 7hs:30min;

Inscrições: 18 de Fevereiro a 10 de março;

Local: Ajudância do Núcleo de Busca e Salvamento;

A competição será dividida por faixa etária da seguinte forma: Faixa etária I - competidores de 25 anos até 35 anos. Faixa etária II de 36 anos até 45 anos. Faixa etária III de 46 anos acima.

Responsável pelas inscrições: Sgt Mércio das Chagas Feitosa;

Dia da competição 13 de março as 7hs:30 min;

A ficha de inscrição constará como anexo III desta NI;

Norma Reguladora da competição de Duathlon individual:

Fase aquática:

Largada em frente a Barraca O Haroldo. O competidor nada em estilo livre em direção à boia de número 01, depois em direção a boia número 02 e vai em direção a faixa de areia, para fazer a transição.

Fase Terrestre:

Na areia, o nadador se desloca até a área de transição próxima a Barraca do Haroldo. O competidor será obrigado a calçar tênis e começar a correr saindo em direção a um ponto localizado no calçadão da Leste Oeste que será balizado por membro da equipe de arbitragem. O trajeto segue pelo calçadão, contorna pelo quartel no NBS e termina na Barraca do O Haroldo.

 


 

 

 

COMPETIÇÃO DE BOTES A REMO


Quantidades de participantes: 08 (oito) participantes.

Distribuição dos competidores: 08 (oito) competidores transportam o bote de um determinado ponto até o início das ondas a uma profundidade de aproximadamente 1 metro. Nesse ponto um arbitro ficará dentro d´água e quando o mesmo apitar apenas 04 (quatro) competidores estabilizam o bote e usam a técnica mais apropriada para varar a arrebentação, devendo contornar uma boia de sinalização distante aproximadamente 100 metros. Contorna a boia e regressa até a praia. Ao chegar na praia, a equipe terá um ponto especifico para chegar com o bote. Caso a equipe fique distante do ponto, os 8 (oito) competidores poderão conduzir por água o bote até a área de desembarque. No momento em que o casco do bote encostar na areia o tempo será parado. A equipe que realizar a competição no menor tempo será a vencedora.

* Faltas que desclassifica a equipe:

1 – Mais de 04 (quatro) competidores ficarem dentro do bote para varar a arrebentação;

2 – Varar a arrebentação com menos de 04 (quatro) competidores;

3 – Regressar sem contornar a boia de sinalização;

* Faltas que acrescentam 01 (um) minuto no tempo total das equipes:

1 – Perder o remo na execução da competição. Acréscimo de 20 segundos para cada remo que cair na água;

2 - Competidor cair na água em qualquer situação será acrescido 20 segundos para cada competidor;

3 – Competidores poderão apenas usar os remos como meio de propulsão, qualquer outra forma resultará em 20 segundos de penalidade.


 


COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO:

Prova individual

Sequência da competição:

-1ª Prova: Desencarceramento veicular. Missão: cortar parte de uma peça de veículo, seguindo as técnicas mínimas de segurança. O desencarcerador usado será do tipo elétrico. Material: uniforme de instrução completo, *capa de aproximação, *capacete de salvamento F-1,*luvas de raspa e *bota de combate a incêndio.OBS; Os materiais em negrito serão cedidos pela organização.

-2ª Prova: Corte de árvore com machado. Missão: cortar um tronco de coqueiro com machado usando técnica apropriada. Não é permitido partir o tronco com chutes e outros meios, apenas com o machado. Essa infração será acrescida 2 minuto no tempo final do competidor. Material: uniforme de instrução completo, bota de combate à incêndio e luvas de raspa (opcional).

-3ª Prova: Natação. Missão: nadar um percurso de 400 metros no estilo livre. A metade do percurso será marcada com uma boia. Competidor contorna a boia e regressa para o ponto de partida. Caso o competidor não contorne a boia por qualquer motivo será sumariamente desclassificado. Material: sunga e camiseta, óculos de natação (opcional).

-4ª Prova: Corrida com equipamento autônomo. Missão: correr 100 metros com equipamento autônomo. Equipamento usado para o competidor: cinto com lastro padrão com 04 lastros de aproximadamente 1 kg por lastro, backpack com cilindro de mergulho e visor com snorkel posto no pescoço.

No final do percurso o tempo será parado. O vencedor será o competidor que realizar as provas em menor tempo.




 
CBMCE alerta sobre os riscos de acidentes com energia elétrica
Sáb, 07 de Março de 2015 00:20

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) alerta para o risco de acidentes com energia elétrica. Com o advento do período chuvoso as ocorrências tanto de choques elétricos quanto de incêndios em edificações decorrentes de curtos-circuitos aumentam. Estas se dão em virtude do contato da umidade oriunda de infiltrações ou vazamentos em contato com a fiação elétrica exposta.

 


Em dezembro de 2014 foram registrados 119 incêndios em edificações em Fortaleza e região metropolitana. Em janeiro de 2015 este número aumentou para 124. Cuidados básicos podem ser evitados a fim de minimizar essa estatística:

 


- Fazer manutenções periódicas nas instalações elétricas de sua propriedade;


- Não realizar ligações clandestinas (gatos);


- Manter o mínimo possível de equipamentos ligados. Além de diminuir o risco de acidentes existe uma preocupação ambiental através do uso consciente;


- Evitar ligar muitos equipamentos em uma tomada só ou fazer o uso de “tês” ou benjamins;


- Ter atenção especial com crianças, evitando que as mesmas manuseiem equipamentos elétricos deliberadamente;


- Evitar desligar tomadas puxando o fio de eletricidade;


- Ao fazer qualquer serviço de reforma ou reparo desligar a chave geral;


- Evitar manusear equipamentos elétricos em locais úmidos como cozinhas ou banheiros. Se for necessário, mantenha o local seco e esteja devidamente calçado;


- Colocar protetores de tomadas para evitar que crianças venham a sofrer acidentes;

 


Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros atua em regime de plantão (24 horas) através do telefone 193 (CIOPS). Para reparos em fiação elétrica a COELCE atende pelo telefone 0800.285.0196.

 

 

 

Ilustração extraída do Jornal O Povo

Clique AQUI para ver matéria completa veiculada no jornal supracitado.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Março 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados